APCER
APCER Logo

APCER

Os profissionais da APCER trabalham todos os dias com o objetivo de avaliar e melhorar práticas de gestão das organizações e de elevar o nível de competência e conhecimento das pessoas, transmitindo confiança à sociedade. Esta jornada conjunta, comprometida, competente, íntegra e ágil, é uma oportunidade única para inovar processos, produtos e serviços, combater as alterações climáticas, produzir de forma mais sustentável e segura, reduzir desigualdades e promover o trabalho digno.

brand avatar image
ANDRÉ RAMOS
Marketing Diretor

Valores da marca

A APCER atua segundo critérios de integridade e profissionalismo, sendo orientada por quatro valores basilares: Competência, Integridade, Agilidade e Compromisso.

A chave para o sucesso de um serviço com valor acrescentado é a competência de todos os intervenientes. A APCER aposta na qualificação dos seus profissionais, identificando proativamente as tendências de mercado e antecipando necessidades de formação. Adicionalmente, a atitude de estreita proximidade com clientes e parceiros, a forte orientação para o alcance de resultados e para contribuir para o aumento da competitividade das organizações, permite a correta interpretação das necessidades, e a célere e consistente apresentação de soluções ao mercado. Assenta a sua atividade em elevados padrões de rigor, lealdade e seriedade, promovendo a transparência e a imparcialidade.

A Marca APCER é construída todos os dias pelos seus colaboradores, auditores, formadores, clientes, parceiros e outras partes interessadas. Todos sentem a APCER como “sua”, partilham e revêem-se nos seus valores. A Marca APCER diferencia-se da concorrência pela qualidade dos serviços prestados, competência dos profissionais e, acima de tudo, pela construção e consolidação da sua identidade – “APCER, Pode Confiar”.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A atualidade exige a intervenção de todos, e é com esta intenção que a APCER disponibiliza os seus serviços de certificação, auditoria às cadeias de fornecimento e formação, adaptados às necessidades das pessoas e organizações, e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, com o intuito de contribuir para uma sociedade mais sustentável e para a prosperidade e bem-estar de todos. 

Na vertente ambiental, a verificação da pegada de carbono e a economia circular são duas metodologias que contribuem para a proteção do ambiente e combate às alterações climáticas. Também a gestão de energia e a certificação de produtos provenientes de florestas sustentáveis ajudam as organizações no seu caminho para se tornarem mais “verdes”.

A nível social, o “work-life balance” e as condições dignas de trabalho são prioridades para as organizações. Para dar resposta a esta necessidade, a APCER disponibiliza a certificação NP 4552 para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, e a certificação Fair Telework, para o bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho. A realização de auditorias ao longo das cadeias de fornecimento de acordo com os códigos de conduta amfori BSCI e SMETA, entre outros, ajudam também a demonstrar o comprometimento em tornar o Mundo num lugar mais justo e inclusivo. 

Relativamente ao pilar do Governance, a APCER disponibiliza serviços de compliance como a mais recente norma ISO 37001 – Anti Bribery Management Systems, e um portfólio de serviços relacionados com a segurança da informação e cibersegurança que pretendem mitigar os riscos a que as organizações estão expostas, e contribuir para a prevenção contra os ataques cibernéticos, protegendo a informação sensível dos seus negócios.

Recentemente, a APCER, consciente da relevância da temática do desperdício alimentar, desenvolveu a certificação Sustentabilidade e Desperdício Alimentar, indicada para organizações que pretendam melhorar práticas de sustentabilidade, reduzir o desperdício alimentar resultante das suas operações, e influenciar as partes interessadas, demonstrando o seu compromisso com a sociedade e contribuindo para um mundo mais verde e mais justo.

Adicionalmente, e reconhecendo que a incorporação dos critérios ESG na estratégia de negócio e no desenvolvimento das operações das organizações contribui para melhorar os seus índices de competitividade e de resiliência, e enfrentar consistentemente os desafios do mercado, a APCER disponibiliza ao mercado serviços de valor acrescentado que potenciam a capacidade de as organizações demonstrarem o seu alinhamento com os mais variados indicadores destes critérios.

Mercado

Com orgulho de ser uma Marca com ADN 100% português, a APCER tem hoje uma forte presença internacional, com auditorias realizadas em mais de 30 países. Está presente diretamente em Espanha, Brasil e China, com representações e parcerias em vários pontos do Globo.
A presença internacional é reforçada pela sua participação na rede IQNet – The International Certification Network, em representação de Portugal, o que possibilita a prestação de mais de 200 serviços de certificação de sistemas de gestão e de avaliação, em qualquer parte do Mundo e com auditores locais.

As entidades do Grupo APCER detêm diversas acreditações e reconhecimentos, que confirmam as suas capacidades enquanto organismo de certificação, auditoria e formação.

Comunicação

A globalização e o rápido avanço tecnológico fizeram emergir um perfil de consumidor mais conhecedor, exigente e interveniente, evidenciando-se a importância da comunicação como meio de aproximar as organizações aos seus clientes e mercado. 

Face à velocidade de partilha de informação, fidedigna ou não, nos meios de comunicação, sobretudo digitais, é cada vez maior a preocupação com a validação dos conteúdos, evitando “fake news” e desinformação.

A estratégia de comunicação da APCER tem como principal objetivo criar conteúdos relevantes, claros e objetivos, que diferencie
a sua Marca face à dos seus concorrentes, e que transmita confiança e conhecimento. Neste sentido, a APCER trabalha todos os dias as suas competências e valências como Marca, desenvolvendo a capacidade de escutar, de entender e de interiorizar o feedback do mercado, procurando melhorar continuamente os seus processos de comunicação. 

A APCER recorre a vários meios de comunicação, desde digitais (redes sociais, website, newsletters, webinares, etc.) até aos mais tradicionais, como, órgãos de comunicação, parcerias, eventos e publicidade. Todos estes canais proporcionam linguagens e formas distintas de estabelecer a relação com o cliente e mercado, e para cada um deles é fundamental adaptar linguagem e conteúdos. Hoje o tempo é “curto” e a APCER reconhece que a comunicação deve ser o mais precisa e segmentada possível, para que tenha impacto positivo.

Vantagens competitivas

As vantagens competitivas da APCER são diversas, entre elas há a destacar a Proximidade; a Competência; a Credibilidade; a Agilidade; a Experiência; a Capacidade de Inovar; a sua Presença Mundial e as Parcerias Estratégicas com entidades de referência.

Parceiros