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Alegro é mais do que um centro comercial – é um lugar que inspira alegria e novas experiências. Além das compras e serviços, oferece um ambiente acolhedor, onde conveniência, tendências e inovação se encontram. Com um espírito pioneiro, procura impactar positivamente todos os que o visitam, através de iniciativas que tornam o dia a dia mais acessível, inclusivo e sustentável. De portas abertas à comunidade, é um autêntico gerador de sorrisos. “Aqui, Agora, Alegro”.

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Sabia que?

O Alegro é a primeira Marca de centros comerciais a ser distinguida com um selo Superbrands.

Sabia que?

O primeiro Alegro abriu em Alfragide, em 2007. Seguiram-se Castelo Branco, em 2008, e Setúbal, em 2014. Em setembro de 2019, o Alegro estreou a imagem atual e juntou dois membros à família: o Alegro Sintra e o Alegro Montijo.

Sabia que?

Nos cinco centros Alegro, a oferta comercial é complementada por três eixos: “eat”, “play”, “relax”. Além do retalho, o Alegro trabalha ativamente para enriquecer a jornada do cliente com lojas, serviços e experiências que respondam a estes eixos.

Sabia que?

Hoje é a Marca de centros comerciais em Portugal com mais espaços sob a mesma alçada. Já são quase 20 anos a espalhar sorrisos no mercado nacional.
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Sara Rodrigues
Product Marketing Manager
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Maura Teixeira
Marketing & Innovation Director Iberia
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Valores da Marca

Mais do que cores, formas e estilos, a Marca Alegro é um estado de espírito. Esta maneira única de ser e estar assenta na vontade de levar a todas as pessoas e a todos os lugares mais entusiasmo, novidade e alegria.

Cada detalhe, desde a oferta comercial de qualidade ao ambiente de proximidade que se vive nos centros, está pensado para funcionar como um intensificador de sorrisos no dia a dia.

Sendo o Alegro o lugar onde se vive o agora, a Marca procura ser um espaço que agrega e difunde as tendências e paixões do momento. Afinal, a sua missão é dar diariamente às pessoas um pouco de tudo o que está a dar.

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Produtos e Desenvolvimentos Futuros

O portefólio de centros comerciais Alegro engloba cinco ativos – Alfragide, Castelo Branco, Setúbal, Sintra e Montijo – abertos à comunidade e que vão além das compras. Cada visita é uma experiência completa, com serviços de conveniência, espaços de lazer, bem-estar, e até trabalho.

Esta ambição é alcançada não só através de um mix comercial diversificado, com oferta ao nível da moda, beleza, decoração, tecnologia, cultura e saúde, mas também através de serviços e vantagens específicos, muitos dos quais implementados pela primeira vez em Portugal.

O Alegro foi o primeiro centro comercial a abrir as portas aos cães com o serviço Dog Friendly e a receber um túnel de vento para “indoor skydiving”. Foi também pioneiro em Portugal ao implementar a Hora Silenciosa, que visa a diminuição de estímulos e ruídos para tornar os centros mais acessíveis para pessoas com Perturbações do Espetro do Autismo.

Na componente inclusiva, destaque para o ColorADD, um sistema de identificação de cores para pessoas daltónicas. Com inovação e envolvimento da comunidade, o Alegro tem vindo ainda a apostar na promoção de práticas sustentáveis.

Os serviços E-Power, com carregamento de veículos elétricos com energia solar, e o BikePod, com cacifos gratuitos para guardar bicicletas, são excelentes exemplos. De referir ainda a implementação de ciclovias, de forma a promover a mobilidade suave, de e para o Alegro.

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Mercado

Num processo de transformação contínuo, do qual o Alegro também faz parte, os centros comerciais têm vindo a evoluir em Portugal, acompanhando a tendência internacional para apostar na multifuncionalidade, englobando diferentes usos; oferecer experiências de compras integradas, explorando, por exemplo, soluções “phygital”; e reforçar compromissos ambientais e sociais, desenvolvendo políticas de ESG e envolvendo as comunidades.

O universo Alegro representa cerca de 142.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), distribuídos por cinco centros comerciais em operação, geridos pela Nhood. Só no ano passado, estes espaços receberam perto de 34 milhões de visitantes. Com taxas de ocupação médias a rondar os 99,6% e mais de 600 lojas e serviços, o Alegro acompanha a evolução do sector, adaptando-se com resiliência às novas realidades e hábitos de consumo, sempre com a inovação e sustentabilidade características do seu ADN.

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Comunicação

A assinatura “Aqui, Agora, Alegro” dita a postura da Marca na comunicação. Os centros Alegro querem-se vivos, com dinamismo e surpresas. Para tal, contam com iniciativas diferenciadoras, que visam levar as pessoas ao centro e oferecer-lhes bons momentos.

Os concertos do Alegro Summer Sound marcam o verão. Gratuitos e ao ar livre, já levaram aos palcos do Alegro nomes como Bárbara Tinoco, Bispo, Calema, Carolina Deslandes ou David Carreira. Só em 2024, foram mais de 100 mil as pessoas que passaram pelo Alegro em dias de festival.

Tal como o verão, o Natal é um momento-chave de comunicação. A par de ações que já são um marco, como a pista de gelo ou os musicais no gelo, e das campanhas comerciais, todos os anos há iniciativas de responsabilidade social. Dos eventos solidários às visitas de escolas, são diversas as formas de gerar impacto positivo.

O lançamento, em 2023, de um audiolivro gratuito com histórias inclusivas, em parceria com a Associação Nuvem Vitória, é um exemplo desse compromisso. A arte e a criatividade também fazem parte da essência do Alegro. Nas suas várias edições, o projeto “Arte em Toda a Parte” trouxe arte urbana e intervenções artísticas às paredes e zonas comuns do Alegro, por nomes como Kruella D’Enfer, Samina, entre outros.

Em 2024, a inauguração de uma instalação assinada por André da Loba, concebida em exclusivo para o Alegro, continuou essa tradição.

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Vantagens Competitivas

Atento às tendências e de espírito inovador, o Alegro tem-se destacado em diferentes competições. Conquistou mesmo o Ouro nos prémios SOLAL, na categoria de tecnologias emergentes, em 2018. Tendo ao longo dos anos, arrecadado cinco Pratas e doze lugares de Finalista em categorias como responsabilidade social, serviço ao cliente ou notoriedade de Marca, na competição organizada pelo Conselho Internacional de Centros Comerciais (ICSC).

O reconhecimento do trabalho desenvolvido faz parte do histórico do Alegro, inclusive a nível mundial, nomeadamente ao vencer um prémio MAPIC, na categoria de “Best Redeveloped Shopping Centre”, em 2015.

De olhos postos no futuro, a sustentabilidade é outro dos pilares que diferenciam o Alegro. E isso reflete-se no reconhecimento de boas-práticas, que vão desde a utilização de energia 100% proveniente de fontes renováveis (entre 10 a 25% produzida através de produção fotovoltaica local), à valorização e reciclagem em todos os Alegro, passando pela sensibilização. Esta postura traduz-se em certificações nacionais e internacionais, como o BREEAM in-Use, TUV Zero Waste to Landfill, Sistema Integrado de Gestão (ISO 9001; 14001; 45001).

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