Valores da marca
Desde a sua entrada em Portugal, que a ALDI tem demonstrado uma grande preocupação e capacidade de adaptação às necessidades e características das famílias portuguesas. Ao longo do último ano, e perante o atual contexto e as dificuldades que o sector do retalho alimentar atravessa, a ALDI continuou à procura de alternativas para os seus consumidores, mantendo-se fiel à sua natureza de discounter: oferecer produtos de elevada qualidade, ao melhor preço, de forma simples, rápida e diferenciadora.
A aposta em produtos de origem nacional e o reforço feito nas Marcas Próprias é um reflexo direto desse cuidado, já que existem categorias, como é o caso da fruta, dos legumes, dos ovos e da carne fresca, que são, na sua maioria, “made in Portugal”. Por outro lado, a inovação continua a ser uma das principais características atribuídas à ALDI.
Tanto ao nível das suas Marcas, como nas oportunidades semanais, o retalhista alimentar tem reforçado a oferta de produtos alimentares e de bazar, que permitem aos seus clientes obter respostas às suas necessidades, ao mesmo tempo que continuam a poder experimentar e a descobrir novos sabores e artigos.
Tendo em vista os desafios provocados pelas alterações climáticas, recursos naturais limitados e uma maior procura de produtos alimentares, atuar de forma sustentável faz parte da abordagem estratégica da ALDI.
É por isso que o retalhista procura oferecer uma gama crescente de produtos sustentáveis, melhorar a sustentabilidade ambiental das embalagens dos produtos de Marca Própria e reduzir o consumo de energia nas lojas. Também visa proporcionar uma alimentação mais consciente, através de produtos com um teor mais baixo de açúcar, sal e aditivos, lado-a-lado com uma rotulagem clara, recorrendo a normas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidas. Sendo a proteção climática um dos maiores desafios sociais do nosso tempo, a ALDI coloca um enfoque especial na redução do consumo de energia e das emissões de CO2. Tendo publicado, em 2018, a primeira política climática, tornou-se, em 2020, num dos primeiros discounters a aderir à iniciativa “Science Based Targets” (SBTi).
De modo a enfrentar estes desafios, o retalhista está a trabalhar em iniciativas e alianças específicas com as principais partes interessadas em Portugal, como é o caso do Movimento Unidos Contra o Desperdício, o Pacto Português para os Plásticos e a Associação Smart Waste Portugal.
Para reforçar o compromisso com a promoção da Economia Circular e o Combate ao Desperdício Alimentar em Portugal, o retalhista lançou o projeto ALDI Bread Beer, que dá uma nova vida às sobras de pão das lojas ALDI, valorizando a reutilização de excedentes alimentares.