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O sector do retalho alimentar é dos mais dinâmicos e competitivos. Ao manter a sua essência discount, a ALDI Portugal está focada em oferecer aos seus clientes tudo o que precisam para o seu dia a dia, de forma simples, rápida e diferenciadora: produtos frescos, de elevada qualidade, ao melhor preço. É aqui que a ALDI faz a diferença.

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Sabia que?

• Desde o início da pandemia da COVID-19 que as equipas ALDI sempre se mostraram disponíveis para continuar a servir os portugueses. Adaptaram-se aos novos horários, às restrições e às medidas de higiene exigidas, muitas vezes de um dia para o outro, sem hesitar.

Sabia que?

• As redes sociais e os canais de apoio ao cliente foram imprescindíveis para uma comunicação clara e transparente que a ALDI considera ter sido bastante eficiente durante a pandemia. Através destes canais, foi possível manter um contacto próximo com os consumidores e incentivar e agradecer aos colaboradores ALDI, que estiveram sempre disponíveis e motivados para continuar a trabalhar.

Sabia que?

• A ALDI priviligia desde sempre os produtores nacionais em várias categorias, como na fruta, legumes e carne fresca.

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Ricardo Santos

MarCom Managing Director

Valores da marca

Desde a sua entrada em Portugal, que a ALDI tem demonstrado uma grande preocupação e capacidade de adaptação às necessidades e características das famílias portuguesas. Ao longo do último ano, e perante o atual contexto e as dificuldades que o sector do retalho alimentar atravessa, a ALDI continuou à procura de alternativas para os seus consumidores, mantendo-se fiel à sua natureza de discounter: oferecer produtos de elevada qualidade, ao melhor preço, de forma simples, rápida e diferenciadora. A aposta em produtos de origem nacional e o reforço feito nas Marcas Próprias é um reflexo direto desse cuidado, já que existem categorias, como é o caso da fruta, dos legumes, dos ovos e da carne fresca, que são, na sua maioria, “made in Portugal”. Por outro lado, a inovação continua a ser uma das principais características atribuídas à ALDI. Tanto ao nível das suas Marcas, como nas oportunidades semanais, o retalhista alimentar tem reforçado a oferta de produtos alimentares e de bazar, que permitem aos seus clientes obter respostas às suas necessidades, ao mesmo tempo que continuam a poder experimentar e a descobrir novos sabores e artigos. Tendo em vista os desafios provocados pelas alterações climáticas, recursos naturais limitados e uma maior procura de produtos alimentares, atuar de forma sustentável faz parte da abordagem estratégica da ALDI. É por isso que o retalhista procura oferecer uma gama crescente de produtos sustentáveis, melhorar a sustentabilidade ambiental das embalagens dos produtos de Marca Própria e reduzir o consumo de energia nas lojas. Também visa proporcionar uma alimentação mais consciente, através de produtos com um teor mais baixo de açúcar, sal e aditivos, lado-a-lado com uma rotulagem clara, recorrendo a normas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidas. Sendo a proteção climática um dos maiores desafios sociais do nosso tempo, a ALDI coloca um enfoque especial na redução do consumo de energia e das emissões de CO2. Tendo publicado, em 2018, a primeira política climática, tornou-se, em 2020, num dos primeiros discounters a aderir à iniciativa “Science Based Targets” (SBTi).
De modo a enfrentar estes desafios, o retalhista está a trabalhar em iniciativas e alianças específicas com as principais partes interessadas em Portugal, como é o caso do Movimento Unidos Contra o Desperdício, o Pacto Português para os Plásticos
e a Associação Smart Waste Portugal
.

Para reforçar o compromisso com a promoção da Economia Circular e o Combate ao Desperdício Alimentar em Portugal, o retalhista lançou o projeto ALDI Bread Beer, que dá uma nova vida às sobras de pão das lojas ALDI, valorizando a reutilização de excedentes alimentares.

Produtos e desenvolvimentos futuros

2022 tem sido um ano de consolidação para a ALDI: não só pela inauguração do seu novo Centro de Distribuição na Moita, como também pelo anúncio de início de obras de uma segunda plataforma na zona norte, em Santo Tirso, que irá permitir o abastecimento de forma mais rápida e eficiente das atuais e futuras lojas nesta zona. Por outro lado, e durante este ano, o retalhista alimentar deu continuidade ao seu plano de expansão, através do reforço da sua presença em determinadas localidades onde já era conhecido e da chegada a novos distritos onde ainda não marcava presença. Para além da abertura de lojas standard, reconhecidas pelos seus amplos corredores e muita luminosidade natural, a ALDI conta abrir, 

até ao final do ano, mais uma loja no centro de Lisboa, no seu formato city, de forma a responder às necessidades dos consumidores que vivem e trabalham nestas zonas.

Mercado

Com mais de 110 lojas em Portugal e cerca de 2500 colaboradores, a ALDI pretende contratar cerca de 450 novos talentos até ao final do ano, de forma a dar resposta ao seu plano de expansão.

Comunicação

Ao nível da comunicação, 2022 foi um ano em que a ALDI quis elevar a sua relação com os portugueses a um novo nível.
Para isso, procurou destacar a sua diversidade de sortido, a elevada qualidade e os preços baixos dos seus produtos e Marcas. Desta forma, deu continuidade às campanhas focadas nas suas Marcas Próprias que tinha iniciado no final de 2021 e que agora vieram dar a conhecer a Moreno e a Alfacinha, Marcas de café e de saladas prontas-a-consumir, respetivamente. Por outro lado, e sendo as oportunidades de bazar uma categoria importante para os clientes
ALDI, o discounter desenvolveu uma campanha focada nestes artigos, cujo objetivo era dar a conhecer aos portugueses a existência destas oportunidades exclusivas. Tal como os produtos alimentares diferenciadores que os clientes gostam de experimentar, também estes artigos de bazar, que recebem o nome de “achados ALDI”, pretendem dar uma resposta às tendências de consumo das famílias portuguesas. Também este ano, e pela primeira vez, a ALDI lançou uma coleção de roupa com a sua identidade. Para dar vida a esta coleção, o retalhista alimentar convidou os seus colaboradores, de várias áreas e departamentos, para serem a cara desta campanha, que recebeu o nome de “ALDI Original”. Paralelamente, e para mostrar o porquê de se caracterizar como “discounter”, a ALDI lançou uma campanha para mostrar às famílias portuguesas que é possível poupar e evitar surpresas no momento de pagamento, sem abdicar da qualidade dos seus produtos de eleição.
“Não está bem, muda para o ALDI” foi o mote da campanha que, com um tom divertido, pretendia transportar os consumidores para diferentes cenários e contextos que lhes eram familiares, onde o preço surgia como elo de ligação a todas as histórias e o fator de “desconforto” que incentivava as personagens à mudança: a mudança para o ALDI.

Vantagens competitivas

A aposta da ALDI nas suas Marcas e produtos continua a ser recompensada, através dos vários prémios e distinções que tem alcançado a nível nacional, com destaque para as suas Marcas Gut Bio (produtos biológicos), Tesouros do Mar (peixe e marisco), bem como para a categoria de pão e pastelaria, que não só apresenta uma vasta oferta, como continua a ser uma referência para os portugueses. A nível internacional, os produtos ALDI também se destacam. Este ano, foram os Doces de Abóbora Tamara, nas suas versões simples, com amêndoa e com nozes, que receberam o galardão nos European Private Label Awards, na categoria de pequeno-almoço. 

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