A Superbrands é uma organização internacional independente dedicada à identificação e promoção de Marcas de Excelência em todo o mundo. Criada no Reino Unido, em 1994, a partir de uma ideia simples mas poderosa do jornalista Marcel Knobil, nasceu com o propósito de reconhecer o valor das Marcas que se destacam, não apenas pela sua presença no mercado, mas pelo impacto emocional que criam junto dos consumidores.
O conceito cresceu rapidamente e transformou-se numa referência global, atualmente presente em 90 países. Em Portugal, a Superbrands chegou em 2004 e, em 2025, celebra a sua 21.ª edição a distinguir as Marcas que se destacam pela sua excelência e relevância junto dos consumidores.
Ao longo destes 21 anos, 316 profissionais já integraram o Conselho Superbrands, um grupo de especialistas de várias áreas que, a cada edição, avalia as Marcas referenciadas pelos consumidores e contribui com a sua visão estratégica sobre o mercado.
.
Uma metodologia independente e transparente
A seleção das Marcas Superbrands assenta num processo único que combina duas perspetivas complementares:
- Dos Consumidores que através de um estudo de mercado independente realizado pela AMINT – Marketing Intelligence identificam, de forma espontânea, as Marcas que os portugueses mais reconhecem, confiam e consideram únicas.
- Do Conselho Superbrands, composto por 15 profissionais de referência nas áreas de marketing, comunicação e branding, que avaliam as Marcas mais referenciadas e contribuem com a sua visão estratégica do mercado.
Da ponderação entre estas duas visões resulta a lista de Marcas Superbrands em cada edição, uma distinção que se tornou sinónimo de transparência, independência e rigor.
.
Marcas que fazem história
Ao longo de 21 edições, foram já distinguidas 275 Marcas, 731 cases produzidos e capas personalizadas que celebram a identidade e a criatividade de cada Marca. Entre as que mais vezes foram reconhecidas, com mais de dez distinções, encontram-se Marcas como Banco Montepio, BPI, Branca de Neve, Millennium BCP, CTT, EDP, Remax, ERA Imobiliária, Médis, Mercedes, RFM, Sport Lisboa e Benfica , SAPO e Vista Alegre.
Ao longo destes 21 anos, 316 profissionais já integraram o Conselho Superbrands, um grupo de especialistas de várias áreas que, a cada edição, avalia as Marcas referenciadas pelos consumidores e contribui com a sua visão estratégica sobre o mercado.
.
A força do selo Superbrands
O impacto da distinção é comprovado pelos números:
- 89% dos consumidores afirmam estar mais inclinados a comprar uma Marca Superbrands;
- 88% declaram que recomendariam uma Superbrands a um amigo ou cliente.
Mais do que um reconhecimento, o selo Superbrands é um símbolo de confiança e excelência, um fator que reforça a relação emocional entre as Marcas e o público.
.
Dimensão Solidária
A dimensão humana e social do projeto está também presente nas Superbrands Solidárias, um reconhecimento criado para dar visibilidade a organizações de excelência que se destacam pelo seu compromisso com causas sociais e comunitárias. Até ao momento, 13 instituições já receberam esta distinção, reforçando o propósito da Superbrands de dar voz a quem faz a diferença.
.
A Gala Superbrands
O momento mais emblemático de cada edição é a Gala Superbrands, onde se celebram as Marcas distinguidas e as histórias que lhes dão força. Num evento que reúne Marcas, profissionais de excelência e convidados especiais num ambiente de inspiração, partilha e reconhecimento.
A próxima Gala aproxima-se e promete, mais uma vez, ser um tributo à excelência, à confiança e à força das Marcas que inspiram o mercado português.
.
Com 21 edições e uma história marcada por exemplos de excelência, a Superbrands Portugal continua a celebrar as Marcas que inspiram, criam valor e constroem relações duradouras com os consumidores, um verdadeiro tributo à confiança e à reputação das grandes Marcas nacionais.
#gala, #Gala Superbrands, #iniciativas, #marcas, #marcas de excelencia, #marketing, #superbrands