No panorama atual, onde a concorrência é feroz e a atenção do público é escasso, qual o fator diferenciador das Marcas que conquistam o coração e permanecem na cabeça dos consumidores?
Será preço ou qualidade do produto / serviço? Ou o impacto na comunidade? Ou ainda a ligação emocional?
Não há respostas absolutamente certas, podem ser todos estes factores individualmente ou em conjunto que fazem uma Marca criar laços de confiança com o consumidor e manter-se relevante ao longo do tempo. Mas hoje vamos falar das conexões emocionais que as Marcas criam com os seus públicos, aproveitando muitas vezes os temas da atualidade para criar pontos de contacto com os consumidores.
Um dos exemplos mais bem conseguidos desta abordagem é a mais recente campanha da Vanish Brasil. O famoso tira-nódoas deixou de lado a já habitual estratégia para promover a remoção de manchas na roupa e optou por um caminho mais emocional utilizando o bullying nas escolas para trazer à luz a discussão sobre o tema que afecta educadores, filhos e pais.
Assim, através de uma curta metragem animada, a Marca Vanish transforma um uniforme sujo de uma criança num símbolo poderoso de alerta para pais e educadores, reforçando que as manchas na roupa podem esconder histórias difíceis de lidar ou até mesmo invisíveis aos olhos comuns, reforçando a necessidade de estar atento sejamos pais, educadores ou amigos.
Este tipo de estratégia é o que diferencia as Marcas comuns das memoráveis, aquelas que conseguem criar ligações reais com os consumidores, associando-se a causas relevantes e atuais, transmitindo mensagens que transcendem o consumo acabam por conquistar verdadeiros embaixadores da Marca. Assim, a publicidade deixa de ser vista e utilizada apenas como ferramenta de vendas para se tornar também num meio de reflexão e transformação social.
O segredo está na autenticidade. Atualmente os consumidores são mais exigentes e valorizam empresas autênticas nos seus princípios e propósitos, que demonstrem compromisso com questões sociais. Campanhas como a da Vanish não são apenas impactantes do ponto de vista emocional mas, também estratégico porque fortalecem a percepção de Marca e criam um legado que vai além do produto.
A grande lição é que Marcas não vendem apenas produtos mas sim valores, propósitos e experiências que constroem histórias que permanecem na cabeça e no coração dos consumidores, transformando-as em verdadeiros agentes de mudança.
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