Nos últimos anos, o minimalismo tem vindo a ganhar destaque na publicidade global. São várias as marcas que apostam na simplicidade da comunicação para se diferenciarem num ambiente publicitário saturado.
Desta vez foi o McDonald’s que voltou a inovar com uma abordagem publicitária: que dispensa completamente o seu icónico logótipo e os elementos visuais tradicionais. A iniciativa desafia os limites do branding e testa até que ponto a identidade da Marca é reconhecida através experiência dos consumidores.
Sob o mote “Iconic needs no explanation”, a campanha, lançada no Reino Unido, aposta no reconhecimento intuitivo da Marca. Em vez de exibir o clássico “M” dourado ou as emblemáticas da Marca, os anúncios recorrem apenas a formatos, embalagens e à apresentação dos produtos, confiando na familiaridade do público com a marca para o seu reconhecimento imediato.
Esta abordagem vai além da criatividade e revela a solidez da Marca no mercado.
A campanha acaba por gerar curiosidade nos consumidores e envolvendo-os no universo McDonald’s através do reconhecimento intuitivo da Marca. Esta interação reforça a ligação emocional, reafirma o estatuto de Marca icónica no mercado e prova que, por vezes, “less is more”.
O McDonald’s mostra que inovar não é apenas sobre criar algo novo, mas também reinventar a forma como uma marca se apresenta ao mundo. Se será este o futuro do branding, só o tempo dirá… mas uma coisa é certa: uma marca verdadeiramente icónica dispensa apresentações.
Assista ao vídeo da campanha aqui.
#Branding, #marcas