Brandstormings by Superbrands | O Impacto da Criatividade para as Marcas

O 1.º episódio  já saiu, e fala-nos sobre “O Impacto da Criatividade para as Marcas. Contou  com a moderação de Pedro Diogo Vaz, Senior Partner e Country Manager da Superbrands Portugal e Angola, e teve como convidados Professor Fernando de Sousa, Diretor Executivo da Portuguese Association for Creativity and Innovation (APGICO), Mónica Sousa, Country Marketing Manager do IKEA, e Pedro Magalhães, Diretor Criativo da FCB Lisboa.

No mundo  do marketing, a criatividade é mais do que uma vantagem competitiva, é a força propulsora que impulsiona o sucesso de campanhas, constrói marcas memoráveis e cativa a atenção de uma audiência saturada. Neste episódio foram debatidos temas como os atuais desafios criativos que as Marcas e as agências enfrentam, de que forma os podem abordar e ultrapassar, qual a importância destes dois lados unirem forças na busca e criação de soluções criativas e,  qual a importância de correr riscos no campo da criatividade.

Mónica Sousa começou por  explicar qual tinha sido o processo criativo por detrás das últimas campanhas publicitárias do IKEA, visto que têm sido um fenómeno em todo o país e nas redes sociais. Afirma que o IKEA leva muito a sério a criatividade, e que este traço, assim como a diversão e a descontração, fazem parte da cultura da empresa, o que por si só já abre um grande leque e trilha um caminho bem mais amplo para que as ideias e a criatividade fluam. Na sua visão, o mais importante é conseguir “arrancar um sorriso às pessoas” e que é preciso “não nos levarmos tão a sério”, porque no fim do dia “é só publicidade”, assim conclui que muitas vezes arriscar e apostar na criatividade é a melhor forma de garantir     as mensagens não se perdem até chegar ao público.

Quem partilha da mesma visão é Pedro Magalhães, pois considera a publicidade uma área de atividade bastante “intrusiva”, dizendo que incomoda, na medida que interrompem o dia a dia das pessoas, e que por isso, a melhor forma de o fazer é entretendo-as, divertindo-as, fazendo com que se emocionem. Como? Através da criatividade! 

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Para o Professor Fernando Sousa, a criatividade nasce da partilha, e reconhece uma certa alegria inerente à mesma, dizendo que só vale a pena quando partilhada, o que na sua visão, e, nos dias de hoje, é um verdadeiro desafio, com as relações interpessoais cada vez mais fragmentadas. Na sua opinião um dos maiores desafios não está na ética das abordagens mas sim no facto de estarmos tão tecnologicamente avançados, que perdemos a nossa autenticidade e o nosso lado mais humano.

Tanto Mónica Sousa como Pedro Magalhães acreditam que um dos grandes “segredos” para uma campanha de sucesso, está na partilha de informação, transparência e comunicação entre a Marca e a agência. Pedro Magalhães frisa que é muito importante que ambos os lados unam forças e, que quando isso não acontece se perdem grandes ideias. Já Fernando Sousa, considera essencial estar perto do consumidor para conhecer as suas necessidades. 

Hoje em dia, e cada vez mais, as Marcas têm sobre elas o peso da responsabilidade social, é importante que se posicionem, por isso, Mónica Sousa, considera que existem temas que têm mesmo de ser falados, é importante que as Marcas corram riscos e assumam posições, sem receio  de as expressar. Pedro Magalhães concorda, uma vez que considera ser mesmo desta forma que as novas gerações se relacionam com as Marcas, precisam de acreditar e conhecer os seus  valores, o que representam e o que defendem.

Pedro Magalhães, expressou ainda a sua preocupação com o estado atual da área da publicidade, referindo  que há 15 anos atrás se faziam campanhas muito mais divertidas e criativas. Nas suas palavras: “Estamos muito mais conservadores, muito menos tolerantes ao mesmo tempo que estamos mais tolerantes para outras coisas.” Na sua visão estamos mais abertos a novas realidades e liberdades e ao mesmo tempo, há pouco espaço para exercer essa liberdade na sua profissão, tornando-se um desafio cada vez maior comunicar de forma divertida e descontraída, lembrando que no fim do dia o público, acaba por ser impactado com publicidade com cada vez menos qualidade. 

Este episódio, assim como os futuros, estarão disponíveis na íntegra no nosso canal de YouTube

#brandstorming

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