Apresentação dos Dados do Estudo ao Consumidor 2025

Dia 07 de maio foram apresentados os resultados do Estudo ao Consumidor de 2025, na Católica Lisbon School of Business & Economics, que identifica as Marcas e os segmentos mais relevantes para o consumidor português, bem como as características genéricas deste mercado.

O Estudo ao Consumidor – conduzido pela AMINT, uma consultora independente de Market Intelligence – é desenvolvido com o objetivo de identificar as Marcas mais relevantes no mercado, independentemente daquilo que as torna relevantes aos olhos do consumidor. A apresentação foi conduzida por Óscar Palomar, Sócio Fundador da empresa.

Das 20 Marcas mais referenciadas pelos consumidores no estudo, destacam-se nove nacionais: Continente, Pingo Doce, Delta Cafés, Mimosa, Galp, MEO, NOS, EDP e Worten. Sendo Continente, Pingo Doce e Adidas as três Marcas que lideram o TOP 20 em termos de referenciação geral, sendo o ranking ainda composto por Delta Cafés, Nike, Lidl, Zara, Nestlé, Apple, Mimosa, Samsung, Vodafone, Galp, Coca-Cola, MEO, NOS, EDP, Worten, Mercadona e Mercedes.

Nos últimos anos temos tido somente uma Marca portuguesa nos três primeiros lugares do TOP 20 de referência geral, e este ano observamos que o ranking é liderado por duas Marcas nacionais. Estes dados revelam e demonstram o reconhecimento e a relevância que os consumidores dão, cada vez mais, às Marcas portuguesas.

afirma Pedro Diogo Vaz – Country Manager da Superbrands Portugal.

Existem  cinco áreas de atividade que monopolizam 81% do TOP 20 do ranking geral, sendo estas o Retalho, Alimentação, Desporto, Tecnologia e Telecomunicações. Numa comparação entre 2020 e 2025, observa-se que o Retalho aumentou o seu peso de 22,1% para 30,2% no TOP 20, tendo também a Energia e a Moda registado um ligeiro aumento.

No que respeita à avaliação dos setores de atividade nas cinco dimensões, a menção das Marcas de Retalho destaca-se em todas as dimensões, ao passo que as Marcas de Alimentação ocupam o segundo lugar em todas as dimensões, com exceção da “Notoriedade”, em que o segundo lugar pertence às Telecomunicações.

O estudo segmenta ainda, por gerações, as respostas sobre a relação com as Marcas, permitindo ter uma visão distinta das Marcas e da razão pela qual são referenciadas. A Silent Generation (1928-1945), os Baby Boomers (1946-1964), a Geração X (1965-1980), os Millennials (1981-1996) e a Geração Z (1997-2012) são as gerações identificadas.

Os dados revelam ainda que as Marcas de Retalho têm o maior peso entre as cinco gerações. Na Alimentação, Telecomunicações, Bebidas e Energia, os Baby Boomers e a Geração X são as gerações que têm o maior peso. Já no Desporto e na Tecnologia destaca-se o peso da Geração Z, ao passo que na Moda, a Silent Generation é a mais importante.

O estudo foi realizado, entre janeiro e fevereiro de 2025, junto de um painel de consumidores representativo da população portuguesa, em termos sociodemográficos, desafiados a identificar, de forma espontânea, as três Marcas que consideram mais importantes e relevantes em cada uma das cinco dimensões: Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades.

A apresentação do Estudo ao Consumidor contou com a participação de alguns órgãos de comunicação social que amplificaram a iniciativa.

#amint, #católica, #estudo ao consumidor, #iniciativas, #marcas, #metodologia, #superbrands

message sent illustration

Faça parte da nossa comunidade

As últimas notícias, eventos e histórias entregues diretamente na sua caixa de entrada.

Subscrever através do LinkedIn

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners