EDENRED
EDENRED Logo

EDENRED

Há 40 anos em Portugal, a Edenred acredita na criação de valor com responsabilidade e inovação. Essa convicção permite-lhe continuar a redefinir o panorama dos benefícios extrassalariais e a ditar o padrão de qualidade para o sector. Se, em 1984, surgiu em Portugal com o vale de refeição em papel, quatro décadas depois distingue-se pela sua oferta multibenefícios e multiplataforma, que é hoje 100% digital.

trivia block illustration

Sabia que?

A Edenred está comprometida com a neutralidade carbónica até 2050 e com o facto de que as suas iniciativas contribuem para 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Sabia que?

Ao atribuírem os benefícios sociais da Edenred aos seus colaboradores, as empresas também estão, elas próprias, a dar resposta a 9 dos 17 ODS, entre os quais a erradicação da pobreza e da fome, a redução das desigualdades ou o acesso à educação.

Sabia que?

A Edenred dinamiza todos os anos o Idealday, uma ação de voluntariado na qual os mais de 12 mil colaboradores a nível global participam em diferentes iniciativas que visam apoiar as ONG e comunidades locais.

Sabia que?

Também anualmente é realizado o Edenraid, um desafio desportivo solidário que prevê que os colaboradores da Edenred percorram quilómetros a caminhar, correr e pedalar, para angariar fundos para uma ONG global. Na edição de 2023, a Edenred fez um donativo de 50 mil euros para a organização Médicos sem Fronteiras.

Sabia que?

O Grupo Edenred criou, em 2009, o Programa FOOD, que tem dois objetivos principais: ajudar os trabalhadores a fazerem melhores escolhas nutricionais durante o seu dia a dia de trabalho e melhorar a qualidade nutricional das refeições disponibilizadas pelos restaurantes. Este programa foi lançado com o apoio da União Europeia e, em Portugal, é desenvolvido em parceria com a Direção-Geral de Saúde.
brand avatar image
Filipa Martins
CEO
brand avatar image
Joana Peixoto
Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade
Visitar marca

Valores da marca

Especialista em benefícios sociais, a Edenred assume, desde a sua origem, a missão de tornar o mundo do trabalho um lugar melhor para todos. O seu propósito, “Enrich connections. For good”, reflete esse desígnio de melhorar a qualidade de vida das pessoas e traçar um futuro melhor. Por um lado, “Enrich connections” refere-se às ligações estabelecidas entre empresas, utilizadores, estabelecimentos, autoridades públicas e sociedade em geral.

Por outro, “For good” representa o círculo virtuoso gerado que permite melhorar a qualidade de vida e o poder de compra dos trabalhadores, aumentar a eficiência e atratividade das empresas, impulsionar a receita dos estabelecimentos e, ainda, estimular o mercado de trabalho e a economia local. Este propósito está alicerçado em cinco valores nucleares que conduzem toda a estratégia da Edenred: paixão pelos clientes, respeito, imaginação, simplicidade e espírito empreendedor.

EDENRED

Produtos e desenvolvimentos futuros

Há quatro décadas, a Edenred chegava a Portugal e trazia consigo um pequeno pedaço de papel. Um vale de refeição concedido pelas empresas com o objetivo de garantir aos trabalhadores uma refeição nutritiva durante a jornada de trabalho.

Os anos passaram e, à alimentação, juntaram-se benefícios noutras áreas: primeiro a infância, depois a educação, a formação profissional, a saúde e bem-estar, o apoio social e a premiação. Ao mesmo tempo, estes benefícios foram abraçando a digitalização e adaptaram-se, não só às necessidades e expectativas dos trabalhadores, bem como às exigências do mundo do trabalho. Como tal, a Edenred dispõe, hoje, de uma oferta integrada multibenefícios e multiplataforma.

Do seu portefólio fazem parte: o Edenred Refeição e o Edenred Flexível (benefícios em formato de cartão que podem ser associados ao MB WAY para pagamentos sem contacto e compras online); o Edenred Creche e o Edenred Estudante (benefícios em formato wallet que permitem realizar pagamentos 100% digitais em estabelecimentos de educação); e o Edenred Gift (um cartão oferta digital que pode ser usado em dezenas de grandes Marcas).

As empresas que concedem estes benefícios aos seus colaboradores podem fazer a respetiva atribuição e gestão, de forma autónoma e centralizada, no Portal Cliente. Por seu turno, os utilizadores dispõem da App MyEdenred para consultar saldos e movimentos dos seus benefícios, realizar pagamentos com a wallet de educação, pesquisar estabelecimentos aderentes ou aceder ao Programa de Vantagens, através do qual podem usufruir de descontos exclusivos em mais de 60 Marcas parceiras.

EDENRED

Mercado

A Edenred é uma empresa especialista em benefícios sociais e a plataforma diária das pessoas no trabalho. Presente em 45 países, as suas soluções conectam mais de 60 milhões de utilizadores, mais de 1 milhão de clientes corporativos e mais de 2 milhões de estabelecimentos comerciais.

Em Portugal, mais de 20 mil empresas disponibilizam benefícios Edenred aos seus colaboradores. São mais de 700 mil utilizadores que podem usar os seus benefícios numa rede que ultrapassa os 41 mil estabelecimentos aderentes.

Comunicação

Ao longo destes 40 anos em Portugal, a Edenred passou por inúmeras transformações, tanto na sua oferta como no seu posicionamento.

Com o alargamento do seu portefólio de benefícios extrassalariais, e com a digitalização do mesmo, a Marca pretende posicionar-se como um parceiro estratégico multibenefícios e multiplataforma.

Para assinalar essa viragem, foi desenvolvida, em 2024, uma campanha de comunicação omnicanal com o mote “Num só clique, todos os benefícios” e a assinatura “Os seus benefícios extrassalariais numa plataforma à sua medida”.

O objetivo desta campanha é reforçar que, com a plataforma multibenefícios Edenred, as empresas podem desenhar o pacote de benefícios flexível mais adequado a cada colaborador, considerando as suas necessidades, interesses e fases de vida.

Vantagens competitivas

A paixão pelos clientes é um dos valores da Edenred e foi materializado num programa de transformação global com o mesmo nome, cujo objetivo é assegurar a melhor experiência possível a todos os stakeholders.

Além de querer estar sempre na linha da frente da qualidade, a Edenred procura fazê-lo também no que diz respeito à ética empresarial. Por acreditar na criação de valor com responsabilidade, a sustentabilidade é um compromisso presente desde o primeiro dia e está patente nos três pilares da sua Política Ideal: Ideal People (melhorar a qualidade de vida das pessoas); Ideal Planet (preservar o meio ambiente); e Ideal Progress (desenvolver a sua atividade de forma ética e responsável).

Estes eixos de atuação resultam em metas concretas e mensuráveis até 2030, que incluem a formação de todos os seus colaboradores, a redução e compensação da pegada de carbono ou o combate ao desperdício alimentar.

Em paralelo, e com o objetivo de ser líder também na área da sustentabilidade, a Edenred tem solicitado, de forma proativa, o rating ESG a diferentes organizações. Adicionalmente, integra o FTSE4Good Global Index e o Euronext CAC 40 ESG Index da Bolsa de Valores de Paris. Além de querer ser cada vez mais sustentável, a Edenred ajuda todo o seu ecossistema a sê-lo também. Para isso, tem trabalhado no desenvolvimento de soluções digitais ecoeficientes e na integração efetiva de práticas mais sustentáveis em toda a operação.

A título de exemplo, os benefícios em formato de cartão são fabricados em PVC degradável, o que reduz o seu impacto ambiental, e podem ainda ser reciclados no âmbito do Projeto Merece.

EDENRED

Parceiros