Vantagens competitivas
A CATÓLICA-LISBON é considera a 27.ª melhor escola europeia, de acordo com os Rankings Globais do Financial Times, e foi a primeira Business School em Portugal a integrar esta lista, obtendo lugares cimeiros desde 2012. Para estes resultados contribuem o talento excecional dos alunos que atrai, mas também a qualidade e diversidade do seu corpo docente, que se reflete na qualidade dos Programas oferecidos, na forte ligação ao mundo corporativo para a formação executiva e nas excelentes taxas de empregabilidade, progressão salarial e de carreira dos seus graduados.
Vários dos Professores da CATÓLICA-LISBON têm recebido, nos últimos cinco anos, distinções mundiais pelo seu trabalho, entre eles: Miguel Godinho Matos, Prémio 2019 da INFORMS como Early Career Award; Daniel Fernandes, considerado um dos 50 melhores professores de licenciatura do mundo em escolas de negócios pela Poets & Quants; Ilídio Barreto, incluído no top mundial de cientistas mais influentes, elaborado pela Stanford University; René Bohnsack, vencedor do prémio de Melhor Artigo da divisão de sustentabilidade da Academy of Management; Céline Abecassis-Moedas, distinguida com o prémio “Prix académique de la Recherche en Management”; Francesco Sguera, com o prémio de Melhor Publicação atribuído pela publicação Best Scholarly Paper Award; Nicolò Bertani, com o prémio de Best Student Paper da DAS da Informs; entre muitos outros.
Filipe Santos – Dean da CATÓLICA-LISBON e um dos cientistas portugueses em Economia e Gestão mais citado do mundo – recebeu o prémio Social Innovation Thought Leader 2019, pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, e o prémio Social Innovation Thought Leader, pelo seu trabalho académico e de dinamização da área de empreendedorismo social e inovação social. O artigo “O estado da investigação portuguesa em economia: 20 anos depois”, concluiu que os Professores da CATÓLICA-LISBOA Isabel Horta Correia e Pedro Teles, são os únicos afiliados a uma Instituição portuguesa entre os 10 investigadores portugueses mais produtivos, medidos pelo número de publicações nas cinco revistas de Economia mais importantes.
Já no que diz respeito aos seus alunos, a CATÓLICA-LISBON foi a grande vencedora do Prémio Estudos de Caso FAE 2022, com os seus alunos a receberem o prémio principal e duas menções honrosas. O aluno Martim Leitão recebeu o prémio de Melhor Tese em Economia, com a dissertação “And Yet, They Last: The Employment and Productivity Effects of Crises on Firms in Portugal”, orientada por Isabel Horta Correia e Joana Silva, atribuída pelo Banco de Portugal e Fundação Francisco Manuel dos Santos. Neste prémio, a CATÓLICA-LISBON teve, além da tese vencedora, cinco das seis teses finalistas.
Também os Alumni da Escola têm recebido diversos prémios pelas suas carreiras notáveis. Exemplo disso é Alexandra Machado, fundadora da Girl Move Academy, que recebeu da UNESCO o prémio de melhor projeto mundial para a educação das mulheres e foi reconhecida com prémio Carreira 2023 da CATÓLICA-LISBON pelo seu percurso notável como líder e empreendedora social.