VULCANO
VULCANO Logo

VULCANO

Em 1977, Aveiro acolheu a primeira chama do que viria a ser a VULCANO. A sua estratégia centrada na inovação, fez da Marca uma referência nas áreas de negócio da água quente, aquecimento, solar e climatização, e tem procurado, de forma contínua, colocar a tecnologia ao serviço da sustentabilidade. É essa a razão da sua aposta na utilização de energias renováveis e no desenvolvimento de produtos cada vez mais eficientes.

trivia block illustration

Sabia que?

O compromisso da VULCANO com soluções ambientalmente responsáveis está expresso nos novos Esquentadores e Caldeiras de Condensação, preparados para o hidrogénio verde.

Sabia que?

A Marca lançou duas novas gamas de caldeiras de condensação: a Aquastar Connect e a Eurostar Connect. Destacam-se pelo design inovador, eficiência energética e elevada fiabilidade. Mais fáceis de instalar, possuem componentes fiáveis e um interface intuitivo.

Sabia que?

Em 2023, a VULCANO apostou claramente na energia renovável e na eletrificação, com o lançamento da gama Aquasmart 2, a mais recente geração de bombas de calor de chão e murais, para A.Q.S. (Águas Quentes Sanitárias). Para responder a diferentes necessidades, apresenta diferentes capacidades – 100 litros, 150 litros, 260 litros e 200 litros.

Sabia que?

Também as gamas de Ar Condicionado - Easy Cool, Line Cool e Easy 3 Cool, posicionam a VULCANO na vanguarda da sustentabilidade, cumprindo as metas de descarbonização estabelecidas.

Sabia que?

O Instituto de Formação Vulcano (IFV) é um espaço de formação e certificação, nas áreas de água quente, energia solar térmica e climatização, que garante um modelo diferenciador, assente num percurso formativo estruturado em diferentes níveis, permitindo o desenvolvimento de competências e a qualificação profissional.

Sabia que?

A ligação às pessoas continua a ser uma prioridade para a Marca. Para aumentar a sua proximidade aos clientes, a VULCANO reforçou a sua presença digital, melhorando a experiência do utilizador e a eficácia da resposta.
brand avatar image
Nadi Batalha
Coordenadora de Marketing
brand avatar image
Nuno Mileu
Responsável de Vendas
Visitar marca

Valores da marca

Inovação, proximidade e sustentabilidade ambiental constituem os valores em que VULCANO alicerça o seu sucesso.

O primeiro pilar, a inovação, centraliza toda a estratégia da Marca. Com um investimento regular em investigação e desenvolvimento, a VULCANO tem ampliado o seu portefólio de produtos com tecnologias mais avançadas, que se destacam pela sua performance e eficiência. Dos esquentadores termostáticos à tecnologia de condensação, passando pelas soluções solares térmicas, bombas de calor e gama de ar condicionado, os seus produtos maximizam o conforto e bem-estar. Colocando a inovação ao serviço da eficiência energética, a VULCANO garante o respeito pelo meio ambiente.

Relativamente ao segundo pilar, a VULCANO pauta-se por uma elevada proximidade aos clientes, desenvolvendo produtos que respondem às suas necessidades e garantem um efeito direto no quotidiano dos portugueses. Esta proximidade permite à Marca distinguir-se pelo apoio aos consumidores e parceiros de negócio, bem como pelos serviços que oferece.

Por fim, o contributo para um futuro mais verde. A VULCANO segue uma visão pioneira, que lhe permite antecipar as tendências de sustentabilidade e responder eficazmente aos novos paradigmas industriais.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A VULCANO orgulha-se de desenvolver, fabricar e comercializar uma variada gama de produtos: Esquentadores e Termoacumuladores, Caldeiras e Aquecimento Central, Solar e Ar Condicionado, que oferecem a melhor solução de água quente para consumo sanitário e para aquecimento central e climatização.

Notabilizada pelo seu desenvolvimento de esquentadores, a forte aposta da VULCANO em investigação e desenvolvimento permite-lhe alargar as soluções de água quente, cada vez mais eficientes em termos de desempenho e com maior versatilidade de resposta às crescentes necessidades do mercado.

O compromisso com a transição energética ganha mais relevância graças à primazia das energias renováveis e à experimentação para a criação de produtos mais eficientes. Outro sinal de evolução é a capacidade dos aparelhos de combustão VULCANO – esquentadores e caldeiras – permitirem a utilização de hidrogénio verde. A prioridade do meio ambiente faz com que a Marca coloque o seu foco no desenvolvimento de produtos com apoio de energia elétrica, bem como de Bombas de Calor para aquecimento de águas sanitárias.

Além da sua gama de produtos, o seu conjunto de serviços permite à VULCANO oferecer um apoio total e de excelência aos seus parceiros e consumidores. Este suporte inicia-se com a valorização das competências dos profissionais do sector que trabalham com os seus produtos, através da oferta de um espaço de formação e certificação nas áreas de água quente, energia solar térmica e climatização – o Instituto de Formação Vulcano já é uma referência no sector, mantendo uma oferta atualizada de cursos e conteúdos.

Os clientes profissionais contam ainda com uma equipa de excelentes técnicos VULCANO, além do apoio do Gabinete de Projetos e Dimensionamentos. Os clientes finais dispõem de vários serviços de pós-venda, nomeadamente contratos de manutenção a assistência técnica, prestados por uma rede de Postos de Assistência Técnica Certificados, com cobertura nacional, e resposta entre 24h e 48h.

Mercado

A VULCANO opera no mercado das soluções de água quente e climatização para o segmento residencial, abarcando as soluções de combustão, elétricas e híbridas com vista à transição energética.

Focada no conforto e poupança, presta um serviço fundamental a cerca de 6 milhões de habitações, sendo líder de mercado nesta área de atuação (fonte: BRG Building Solutions – The European Heating Product Markets 2023). Múltiplos estudos são prova do valor acrescido dos produtos e serviços VULCANO na vida dos seus clientes graças aos seus produtos diferenciadores. Um Marca portuguesa que se tem enraizado nos lares de norte a sul do país e ilhas, ao longo de gerações.

Comunicação

A VULCANO tem uma estratégia de comunicação relevante e contínua. Cada lançamento de produto obedece a uma estratégia específica, contando com campanhas multimeios above e below the line e ações complementares nos pontos de venda.

Os meios digitais criam novas interações com o consumidor, otimizando os conteúdos às funcionalidades das plataformas e segmentando o contacto por públicos-alvo.

A atestar este esforço, a Marca apresenta o maior índice de notoriedade nesta área de atuação, em termos de recordação espontânea e como “primeira escolha” do consumidor (fonte: Brand Funnel B2C 2023).

Vantagens competitivas

Se o posicionamento da Marca gera o reconhecimento do público, as suas necessidades levam a VULCANO a superar-se, o que resulta na obtenção de importantes distinções.

Com a criação do Centro de Desenvolvimento de Água Quente em Aveiro, a Marca aprofundou o foco na inovação e os resultados não tardaram a surgir. Os esquentadores Click HDG e Click! ganharam o prémio internacional 2006 de design industrial ‘iF’, num dos concursos mais conceituados mundialmente na área do design industrial. O ano de 2011 ficou marcado pelo 1.º lugar no “Prémio Produto Inovação COTEC – Unicer”, que distingue os produtos portugueses mais inovadores.
O esquentador Sensor HDG foi distinguido entre mais de 30 candidaturas, no âmbito dos 8.º Encontro Nacional de Inovação COTEC.

Em 2017, A Vulcano vence a 9.ª edição dos Green Project Awards, na categoria produto ou serviço, com o Esquentador Sensor Connect,
o primeiro esquentador termostático compacto com tecnologia de conectividade, produzido em Portugal e com um design exclusivo e inovador. Este aparelho é novamente premiado nos Prémios Inovação na Construção 2017, na categoria de “Material elétrico, eletrónico e domótica”.

Em 2022, recebe o galardão Superbrands – Marca de Excelência em Portugal, distinção que volta a conquistar este ano.

Feito de momentos marcantes, o percurso da Marca diz muito sobre o seu engenho e promete continuar a inventar grandes feitos.

Parceiros