CLARINS
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Falar da Marca de Beleza CLARINS é falar de uma história de amor, confiança, beleza e bem-estar. A paixão de uma família francesa, especialista em tratamentos e maquilhagem, inspirada pela ciência da natureza e que respeita o planeta e o consumidor.

Valores da marca

Para a CLARINS não existe um estereótipo de beleza. Foi com esta visão vanguardista que Jacques Courtin-Clarins abriu o primeiro Instituto Clarins em Paris, em 1954. O espaço é imediatamente bem recebido e o amor e respeito são mútuos: Jacques, primeiro, e depois os seus filhos, Christian e Olivier, vão conhecendo melhor as suas consumidoras, atendendo às suas reais necessidades e criando produtos que são tão agradáveis à vista e ao toque quanto eficazes.

Os frutos colhidos pela CLARINS têm como base as plantas. As plantas são a prova de capacidades inigualáveis de autoregulação, de sobrevivência e de um poder de renascimento fora do comum. Empenhada nos valores sociais tanto quanto na eficácia dos seus produtos, cada ingrediente da Marca é cultivado com o maior respeito pelo ambiente, para proteger a biodiversidade do planeta, com processos que preservam os ecossistemas e respeitam as populações locais. CLARINS não utiliza plantas em vias de rarefação e respeita as diretivas internacionais destinadas a proteger o ambiente, nomeadamente a Convenção do Rio de Janeiro e a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção. A CLARINS organiza numerosas ações no terreno, locais e concretas, para proteger a biodiversidade, incluindo em Portugal: em outubro de 2019 a Marca é responsável pela plantação de árvores numa zona perto de Lisboa como participação ativa nos esforços de reflorestação da área ardida no País, nos últimos anos.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Huile Orchidée Bleue, Double Serum, Eau Dynamisante – estes são alguns dos produtos de culto que fizeram da CLARINS a Marca de referência na Europa em produtos de cosmética de luxo.

Com fórmulas Made in France, a CLARINS alia uma perspicácia em descobrir as necessidades dos consumidores, com um ponto de vista original sobre o poder das plantas, e uma curiosidade incansável pela tecnologia.
As fórmulas dos produtos considerados de culto são enriquecidas permanentemente: Double Serum já vai na sua 8.ª geração.

CLARINS faz também da audácia criativa a sua Marca registada. Não existem limites quanto à inteligência das plantas e por isso não existem limites quanto à inovação da Marca, desde que seja responsável. Consciente de que deve tudo à natureza, a CLARINS respeita o ambiente e está envolvida em iniciativas originais para salvaguardar a biodiversidade.
A responsabilidade ambiental traduz-se num esforço de melhoria contínua, desde a escolha dos ingredientes à conceção e comercialização de produtos, passando pela gestão das unidades de produção. Exemplo disso é o apoio da CLARINS à associação Jardins du Monde, há mais de 10 anos. Em Madagáscar e no Burkina Faso, Jardins du Monde preserva e reabilita a utilização das suas plantas medicinais, junto das populações que não têm acesso à medicina convencional.

O Grupo também desenvolve parcerias perenes para apoiar o comércio justo, associando o desenvolvimento social e económico ao abastecimento em matérias-primas.

Em 2008, CLARINS assinou o primeiro acordo deste tipo, que alia a compra de matérias-

-primas à ajuda às populações locais. Esta abordagem traduz-se na remuneração justa dos fornecedores e na melhoria das condições de vida da comunidade, proporcionando-lhes o acesso à saúde e à educação.

Mercado

Com 19 mil pontos de venda distribuídos por 130 países, a CLARINS é uma Marca que se dedica aos cuidados de corpo e rosto, perfumes e maquilhagem, sempre com a consumidora a ocupar o lugar central do seu desenvolvimento.

Em 2008, a CLARINS faz uma escolha em contracorrente e a família Courtin-Clarins toma as rédeas da Marca com um objetivo de expansão único: criar cuidados que revolucionam a história da cosmética, demonstrando que os lucros não são a sua única motivação. Assim, a CLARINS assume-se como uma Marca de produtos de beleza responsável.

Comunicação

Ouvir, refletir, agir – foi assim que começou a história da CLARINS e é assim que se mantém o seu progresso até aos dias de hoje.
A CLARINS fala para todas as mulheres – e homens – de todo o mundo. É a única Marca
a ter produtos que respondem às necessidades de cada geração, dos 20 aos 60 anos. Sem este diálogo permanente com os consumidores, CLARINS não seria CLARINS. E porque escutar resulta em ideias, ao ouvir as necessidades das mulheres asiáticas, por exemplo, a CLARINS compreendeu que a sua principal preocupação é tornar o rosto mais “fino”. Assim, em 1998, a Marca inova e cria Lift-Affine Visage, hoje o principal sérum que torna o rosto mais fino, na Ásia. Como resultado, mais de 119 prémios de beleza.

E porque a Marca quer continuar próxima de todos os consumidores, continua a investir num atendimento personalizado, consultoras de beleza, responsáveis de loja, desenvolvimento e qualidade. Por trás de cada tratamento CLARINS, existem mulheres e homens cuja profissão e preocupação é tornar a vida do consumidor mais bela, todos os dias.

Vantagens competitivas

A Marca acredita numa Beleza Responsável, ou seja, na conceção de fórmulas cada vez mais seguras. Na atenção extrema prestada às boas práticas, tanto ao nível da Investigação, como da realização de testes e da segurança. Em 2007, os Laboratórios Clarins foram os primeiros em perfumaria seletiva a obter a acreditação BPL (Bonnes Pratiques de Laboratoire) com a menção A, a melhor nota atribuída pela Agence Française de Sécurité Sanitaire des Produits de Santé.

Consciente da fragilidade de um ambiente no qual vai buscar a sua inspiração, a Marca mobiliza-se para não desperdiçar recursos. Para restituir à natureza um pouco dos seus benefícios, a CLARINS desenvolve uma atitude de progresso no coração das suas redes, assim como ações ambientais e humanitárias. Desde 1997, o Prémio Clarins foi concedido a 88 mulheres solidárias, nos 4 continentes e em 14 países: mulheres que colocam toda a sua energia a melhorar a vida de milhares de crianças. Mais do que um prémio, é uma ligação forte que une a CLARINS a estas mulheres, unindo-as também entre si. Uma ligação que perdura, ano após ano. Uma cadeia solidária que estende a mão às crianças que mais precisam. Já na região do Centro Oeste do Burkina Faso, país de origem de inúmeros ingredientes cosméticos, a CLARINS apoia as comunidades locais, através de diversos programas: alinhamentos de cordões de pedra, organização de retenção de água, construção de poços e de furos que permitem o desenvolvimento agrícola e o acesso à água potável. Desde 2012, a CLARINS também se juntou à Feed Project, permitindo a milhares de crianças de países em vias de desenvolvimento, uma melhor nutrição e a possibilidade de frequentarem uma escolaridade normal. Neste âmbito, já foram distribuídas mais de 19 milhões de refeições escolares.

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