SOCIEDADE PONTO VERDE
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SOCIEDADE PONTO VERDE

A SOCIEDADE PONTO VERDE nasceu de uma forte convicção e vontade de mudar o mundo, quando reciclar era ainda uma palavra quase desconhecida para a maioria dos portugueses. Entrou nas casas portuguesas e trouxe o Gervásio, um chimpanzé que mostrou como era fácil separar as embalagens usadas. Primeiro vieram os vidrões e não tardou a que a paleta de cores se desdobrasse nos três ecopontos que dão hoje corpo a um futuro mais sustentável.

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Sabia que?

Em média, cada português produz cerca de 1,3 kg de resíduos por dia e, em duas décadas, os portugueses enviaram para reciclagem o equivalente ao peso de três Pontes Vasco da Gama.

Sabia que?

Até ao início dos anos 90 pouco mais se fazia do que a recolha do lixo urbano, que posteriormente era colocado em lixeiras, muitas vezes a céu aberto. Nos últimos 20 anos, Portugal conseguiu enviar para reciclagem 7,5 milhões de toneladas de resíduos de embalagens.

Sabia que?

Existem mais de 43.000 ecopontos espalhados pelo território nacional e 100% da população tem acesso à recolha seletiva.

Sabia que?

71% dos portugueses já faz a separação das embalagens, o que equivale a sete em dez lares que enviam os seus resíduos para a reciclagem.

Sabia que?

Por hora, são desviados de aterro resíduos de embalagens equivalentes ao peso de 12 elefantes e uma pessoa separa, durante a sua vida, papel suficiente para fazer 85.000 caixas de ovos.

Sabia que?

A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas e cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de uma tonelada de petróleo.

TERESA CORTES

Gestora de Marketing & Comunicação

Valores da marca

Ao longo dos seus já 20 anos de atividade, foi o sonho de um futuro sustentável que perseguiu, todos dias, sem nunca deixar de acreditar nos pequenos gestos que podem fazer o mundo melhor. Hoje, a SOCIEDADE PONTO VERDE (SPV) sabe que sonhar não basta, que é preciso mais: é preciso “Transformar ideais em gestos reais.” É com essa certeza, e com uma convicção ainda mais forte, que lança novas iniciativas e campanhas para inspirar as pessoas a serem agentes ativos desta mudança, de forma natural e positiva através de pequenas ações quotidianas de separação de embalagens e de reciclagem.

E vai continuar na vanguarda da sustentabilidade, segundo os princípios de uma economia circular mais próxima e mais amiga do ambiente.

Separar as embalagens é um gesto que não podia ser mais simples e ter mais impacto na reciclagem – sete em cada dez lares portugueses já o fazem. A SOCIEDADE PONTO VERDE pretende ser um parceiro nesta consciencialização, não só ao disponibilizar os meios para fazê-lo, mas sobretudo inspirando uma atitude transformadora e responsável para com a “casa-planeta”. Para isso, a SPV transforma-se todos os dias para evoluir e acompanhar os seus stakeholders de forma dinâmica e otimista ao incentivar pessoas, empresas e órgãos governamentais a acreditar no poder da mudança e no impacto da mesma na vida de cada um e dos que o rodeiam.

É um facto que SPV é uma Marca humana, mas isso por si só não basta para fazer a diferença necessária no mundo; A SOCIEDADE PONTO VERDE concretiza e promove iniciativas estruturantes que envolvem toda a comunidade de forma empenhada e consistente, transformando ações meramente pontuais em hábitos que se tornam numa filosofia de vida.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A SOCIEDADE PONTO VERDE é uma Marca que vive o presente, preparando-o para o futuro. Está consciente dos desafios ambientais, económicos e sociais que hoje em dia enfrenta e é por isso que nas últimas duas décadas assistimos a transformações extraordinárias na forma como os resíduos em Portugal são geridos e no impacto que isso tem nos hábitos de consumo e no estilo de vida da população.

A SOCIEDADE PONTO VERDE esteve sempre no centro desta transformação ao investir no desenvolvimento de novas tecnologias que contribuem para a evolução de processos de reciclagem eficiente, incentivando toda a indústria recicladora a preparar-se para os desafios que Portugal tem pela frente.

Também os consumidores são uma prioridade para a SOCIEDADE PONTO VERDE, que promove oportunidades que facilitam a separação de embalagens. Mas para além de criar novos equipamentos para o efeito, o investimento em conteúdos e comunicação através de campanhas originais e mensagens criativas tem sido determinante para a eficácia das suas iniciativas.

Mercado

A reciclagem tem conquistado cada vez mais importância no dia a dia das pessoas. Esta crescente evolução resulta do contexto ambiental e socioeconómico, mas também do aparecimento de novas e exigentes metas a cumprir, o que coloca desafios acrescidos à SOCIEDADE PONTO VERDE, que investe na mudança e criação de soluções inovadoras, globais e integradas.

É neste contexto de adaptação a um sector cada vez mais dinâmico que a Marca SPV se posiciona como agente da economia circular, incorporando na sua atividade todo o conhecimento e experiência nas áreas de ambiente, sustentabilidade e gestão de resíduos. Só assim seria possível acrescentar valor às entidades embaladoras suas clientes, também elas com a sua própria visão de colocar no mercado uma oferta de produtos mais sustentável.

Comunicação

Com um investimento de mais de 50 milhões de euros em comunicação e sensibilização ambiental, os resultados estão à vista: atualmente 2/3 da população já faz reciclagem das suas embalagens, cumprindo a visão da SPV que é inspirar em todos uma melhor versão de si mesmos, partindo do simples gesto de separar as embalagens usadas. As razões que oferecem resistência à reciclagem foram sempre bem identificadas pela SOCIEDADE PONTO VERDE, que se tornou uma presença ativa no dia a dia das pessoas através de várias campanhas emblemáticas. Fosse a icónica campanha “Gervásio”, lançada no ano 2000, que mostrava como era fácil e acessível a qualquer um reciclar, ou os filmes protagonizados por crianças que respondiam a muitas das dúvidas persistentes, a SOCIEDADE PONTO VERDE ficou na memória dos portugueses como uma Marca influente e catalisadora da mudança.

Da televisão para a rua, a SPV foi bater à porta de quase 2 milhões de lares para incentivar a reciclagem, o que resultou na entrega de mais de 300 mil sacos para separação das embalagens. Também ações como a campanha “2 Causas por 1 Causa”, em parceria com a Associação Laço, ou “Reciclar é dar e receber”, com resultados que reverteram para a construção de salas de estudo, conferem à SOCIEDADE PONTO VERDE valores de responsabilidade social que levaram as pessoas a terem ainda mais motivos para fazer parte desta causa.

A Marca SPV assumiu ainda um papel especial junto dos jovens, reconhecendo-os como agentes indispensáveis para a mudança e preservação do ambiente. A comunicação nas redes sociais e a presença em pequenos e grandes eventos foram estratégicas para a Marca se assumir como educadora, sensibilizadora e facilitadora na prática de hábitos de reciclagem e consciencialização ambiental.

Foram iniciativas como estas que posicionaram Portugal no ranking dos países cumpridores dos objetivos de reciclagem estabelecidos pela União Europeia em 2005 e 2011. Uma missão que é hoje ainda mais ambiciosa e exigente, e cujo cumprimento se mantém como um compromisso da Marca.

Vantagens competitivas

A SOCIEDADE PONTO VERDE é líder na gestão de resíduos de embalagens em Portugal e um dos principais players na promoção da economia circular. Responsável pela implementação e sucesso da política ambiental nacional, a Marca orgulha-se em contribuir ativamente para a mudança de mentalidades e para o cumprimento dos objetivos do País nestas matérias, tornando-se uma verdadeira Superbrand.

Mas este caminho não foi trilhado a sós. É através da proximidade e parceria com produtores/embaladores, municípios, entidades de gestão de resíduos, recicladores, organizações e empresas, estabelecimentos do canal Horeca e em especial com os cidadãos, que a SPV se assume como uma Marca de Excelência, em constante evolução e preparada para os desafios que se seguem.

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