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Um dos reconhecidos atributos do Continente é a variedade de produtos de qualidade que compõem a sua oferta, marcada não só pelas muitas soluções de fabricantes, como, cada vez mais, pela distinção das suas Marcas Próprias. Desenvolvidos sob os critérios mais exigentes em valor nutricional, sabor e sustentabilidade, os produtos Continente dão resposta a todos os que procuram o bom e o melhor, com a maior poupança possível.

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Sabia que?

O Continente lança um novo produto por dia, todos os dias do ano, totalizando 360 novos produtos anualmente.

Sabia que?

Até ao final de 2023, com a ajuda de uma equipa especializada em nutrição e controlo de qualidade, o Continente otimizou nutricionalmente perto de 600 produtos de Marcas Próprias, recorrendo a ingredientes naturais (polpas de fruta, vegetais e ervas aromáticas), para assegurar que o sabor nunca fica comprometido. Esta otimização resultou na redução de mil toneladas de açúcar, 130 toneladas de sal e 400 toneladas de gordura.

Sabia que?

Todas as otimizações são testadas no Co-Lab Continente, centro de inovação do cliente, onde em 6 meses se fizeram mais de 800 provas sensoriais com consumidores em produtos alimentares e frescos. Para serem considerados validados, os produtos têm de classificar como o melhor em teste.

Sabia que?

O Continente tem investido na redução e eliminação de gorduras hidrogenadas, intensificadores de sabor, edulcorantes ou adoçantes e aditivos com potencial negativo para a saúde.

Sabia que?

Os produtos de papel Continente ECO são 100% reciclados e produzidos a partir de embalagens de cartão de bebidas cuidadosamente selecionadas para garantir a melhor qualidade, resistência e suavidade.

Sabia que?

A Cozinha Continente oferece refeições prontas, elaboradas sob a curadoria do Chef André Matos, em colaboração com nutricionistas.

Sabia que?

A gama Continente do Bebé acompanha o crescimento dos bebés dos 0 aos 36 meses, com produtos de alimentação, higiene e limpeza ajustados a cada fase.
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Filipa Appleton
Head of Brand & Marketing
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Valores da marca

O Continente assume uma postura proativa na promoção de uma alimentação saudável, em linha com as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Ciente do impacto que tem como referência de mercado, a Marca não só disponibiliza produtos de qualidade, mas também contribui ativamente para a literacia nutricional dos seus clientes. Este compromisso com a educação e a saúde é central na estratégia do Continente, que reconhece a importância de uma alimentação equilibrada para a prevenção de doenças e para a manutenção de uma boa qualidade de vida. A

transparência é outro dos pilares da sua atuação, com foco em oferecer informações claras para que o consumidor tome decisões informadas.

Este esforço reflete-se, por exemplo, na adoção de rótulos com o semáforo nutricional, ajudando a fazer escolhas mais conscientes.

A Marca promove ainda um portefólio de produtos variados, adaptados às necessidades específicas de diferentes faixas etárias, estilos de vida e preferências alimentares.

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Produtos e desenvolvimentos futuros

Atualmente, o Continente dispõe de mais de 4000 referências de produtos de Marcas Próprias, o que faz com que os clientes encontrem uma enorme variedade de produtos, de qualidade, para diferentes necessidades ou ocasiões.

Entre as suas gamas de especialista, destacam-se pelo sabor e equilíbrio os mais de 150 produtos Continente Equilíbrio, validados por nutricionistas, em função das diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nesta gama são controlados de forma rigorosa os níveis de sal, açúcar e gorduras, e privilegiados os ingredientes naturais, como a fruta, vegetais e cereais integrais. A gama evita intensificadores de sabor, óleo de palma, e gorduras hidrogenadas.

Atenta às preocupações dos pais e cuidadores com a alimentação infantil, esta gama contempla também uma oferta específica para os mais novos, que inclui cereais adoçados apenas com fruta, iogurtes sem açúcares adicionados, sem corantes nem conservantes, leite enriquecido com cálcio e vitaminas, sumos com 80% de fruta e água e até um achocolatado com apenas três ingredientes (cereais, tâmaras e cacau). Além disso, todas as embalagens aportam um semáforo nutricional, para que seja mais fácil para os consumidores fazerem escolhas esclarecidas.

Outras Marcas Próprias distintivas são a Continente Bio, desenvolvida a partir de ingredientes naturais de produção biológica certificada e a Continente ECO, que inclui produtos ecológicos de limpeza do lar, roupa e papel, aliando a sustentabilidade ambiental à eficácia.

Para quem aposta em momentos especiais, a Marca Continente Seleção oferece um leque cuidado de produtos, diferenciados e autênticos, numa gama que vai dos vinhos, aos enchidos, passando pela doçaria, entre outras categorias. Com esta gama, o Continente assegura qualidade premium e garante a variedade necessária para satisfazer os diferentes desejos dos consumidores. Também é referência no mercado a gama Continente do Bebé, que assenta numa ampla panóplia de produtos de alimentação, higiene e limpeza para o bebé, pensados e adaptados a cada etapa de crescimento (dos 0 aos 36 meses).

Outra oferta que assinala o cuidado e atenção com as novas necessidades dos consumidores, muitas vezes sem tempo ou vontade de cozinhar, é a Cozinha Continente, a Marca de refeições prontas a comer, disponível nos balcões e áreas de takeaway das lojas Continente.

A Marca, que se quer distinguir pelo sabor autêntico com um toque caseiro, assenta a sua oferta em receitas variadas, preparadas com ingredientes frescos. Cada prato tem curadoria do Chef André Matos, Chef Executivo da Cozinha Continente, que trabalha em estreita parceria com uma equipa de nutricionistas, para garantir refeições saborosas e, ao mesmo tempo, equilibradas, visto que não recorrem a corantes, conservantes, nem intensificadores de sabor.

Independentemente dos grandes avanços que o Continente tem feito para promover a alimentação saudável, este é um trabalho de melhoria contínua que nunca se considera concluído, uma vez que os desafios mudam constantemente.

O objetivo da Marca é continuar a inovar, replicar práticas sustentáveis e garantir ingredientes de alta qualidade, sem nunca abdicar do sabor.

Mercado

O Continente opera num mercado altamente competitivo, onde a conveniência, a qualidade e a diversidade de oferta são fundamentais para manter a lealdade dos consumidores.

Integrado na MC, líder no sector de retalho alimentar em Portugal, o Continente continua a destacar-se pela sua capacidade de oferecer uma vasta gama de produtos a preços competitivos, garantindo sempre a qualidade, fator crucial para a sua liderança de mercado (fonte: NielsenIQ, Homescan – Quota em Valor, até S32 2024).

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Comunicação

A estratégia de comunicação do Continente é multidimensional, englobando campanhas above e below-the-line, com forte presença nos media tradicionais, digitais e redes sociais.

A Marca investe regularmente em campanhas publicitárias memoráveis para promover os produtos e ofertas, e reforçar o seu posicionamento como Marca líder do sector do retalho em Portugal.

Paralelamente, o Continente tem apostado fortemente no marketing digital, desenvolvendo campanhas personalizadas que tiram partido de insights sobre os hábitos de compra dos seus clientes.

Através do programa de fidelização Cartão Continente, a Marca oferece promoções e descontos exclusivos, criando uma relação direta e personalizada com os seus clientes.

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Vantagens competitivas

As Marcas Próprias do Continente representam um dos seus maiores trunfos competitivos, fruto de um desenvolvimento rigoroso e pensado para responder às preferências e exigências dos consumidores.

Este cuidado tem-se traduzido num crescimento significativo nas vendas, à medida que as gamas ganham cada vez mais espaço no mercado.

O Continente vai além da simples criação de produtos; destaca-se pela definição de critérios nutricionais rigorosos, que orientam o desenvolvimento de todas as suas Marcas Próprias.

Esses critérios baseiam-se em recomendações nacionais e internacionais nutricionais e de saúde; evidência científica atualizada; critérios estabelecidos na Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS); limites do Semáforo Nutricional; e replicação de boas práticas no mercado (nacional e internacional).

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