DIÁRIO DE NOTÍCIAS
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DIÁRIO DE NOTÍCIAS

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS (DN) é um jornal centenário que não para de se reinventar, sempre como uma fonte de informação independente e plural, que disponibiliza a informação em plataforma digital e em papel. Uma referência na informação, com cerca de 1800 mil leitores online, quase 5 milhões de visitas e 12 milhões de páginas vistas na versão digital, e quase 140 mil leitores na versão em papel.

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Sabia que?

O DN foi o primeiro jornal centenário, em Portugal, a ter uma versão digital.

Sabia que?

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS criou a profissão de ardina em Portugal e foi responsável pela introdução no País da Linotype, uma máquina de impressão em série.

Sabia que?

O Mistério da Estrada de Sintra, escrito por Eça de Queirós e Ramalho Ortigão, foi impresso no DN, entre 24 de julho e 27 de setembro de 1870, em formato de folhetim.

Sabia que?

A 10 de junho de 1880, Os Lusíadas tiveram a sua primeira grande edição pelas mãos do DN. O Jornal ofereceu 30 mil exemplares deste poema épico aos leitores e às escolas do País.
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Rosália Amorim
Diretora
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Valores da marca

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS é uma Marca que, em 2023, assinala 159 anos de histórias, que faz parte da História do País. É uma referência no jornalismo português, e rege-se pelo rigor, isenção, credibilidade e proximidade. O rigor está assente no seu jornalismo, cuidado, realista e verdadeiro. Não se deixa levar por tendências e espera confirmações. A sua isenção pretende traçar um caminho independente num mundo em que os media se encontram sob o fogo cruzado de influências e pressões. Tudo isto conduz à credibilidade. A proximidade é dada por uma certa forma de contar as histórias que interessam às pessoas, ao seu dia a dia, às suas preocupações.

Produtos e desenvolvimentos futuros

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS é um jornal de referência, que atravessa gerações, desde 1864. E agora, ao minuto, no digital, e com uma edição em papel diariamente nas bancas, onde a história e o futuro caminham de mãos dadas, num caminho permanente de renovação.

A renovação é apresentada aos leitores com um novo grafismo, novas secções e novas rúbricas, grandes entrevistas, mais reportagem e novos colunistas. A dar palco aos grandes temas da política, da economia, do que se passa nas grandes cidades, sem esquecer os temas estruturantes da sociedade portuguesa, do internacional, do desporto e da cultura.

De sexta a domingo, o DIÁRIO DE NOTÍCIAS conta ainda com quatro suplementos: Evasões, com o lado bom da vida; DN+, com cultura e lifestyle; Dinheiro Vivo, com a economia útil para o dia a dia; e a Notícias Magazine, com tudo sobre família e comportamento humano.

Também o seu site será renovado, com navegação melhorada e aposta reforçada no vídeo, na infografia e nos podcasts.

Mercado

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS ocupa uma posição única e centenária no mercado jornalístico em Portugal: a sua edição digital é uma referência na informação, com 1800 mil leitores, 5 milhões de visitas e 12 milhões de páginas vistas, e a sua versão em papel é lida por quase 140 mil pessoas.

Comunicação

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS assinala os 159 anos em dezembro de 2023. No verão do ano anterior foi surpreendido pela decisão do Conselho de Ministros que considerou todo o seu património arquivístico Tesouro Nacional, abrangendo o espólio desde a sua fundação, em 29 de dezembro de 1864 até 2003. Trata-se do mais alto nível de proteção atribuído a bens móveis, sendo uma classificação equivalente à de Monumento Nacional. O decreto aprovado pelo Governo sublinha que o DN é o “jornal diário nacional mais antigo em atividade e uma publicação de referência da imprensa portuguesa, tendo já atravessado três séculos de história” – ao longo dos quais “noticiou todos os grandes eventos, nacionais e internacionais, nomeadamente a queda da Monarquia e a implantação da República em 1910, as Grandes Guerras, o golpe militar de 28 de Maio de 1926 e o advento do Estado Novo, o 25 de Abril de 1974, a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, o atentado às Torres Gémeas de Nova Iorque, entre muitos outros”.

A decisão, precedida por um parecer favorável, e unânime, da Secção de Arquivos do Conselho Nacional de Cultura, abrange o arquivo da redação, o património de natureza fotográfica, bem como o arquivo administrativo e demais documentação produzida, recebida e acumulada no decurso da atividade.

O DN continua a distinguir-se enquanto Marca histórica nacional, contribuindo para um dos pilares fundamentais da democracia: a liberdade de imprensa. Nesse sentido, no ano de 2023, acompanhou todos os grandes acontecimentos que marcaram o país e o mundo. Desde a legislatura em maioria absoluta de António Costa à recente eleição de Miguel Albuquerque, na Madeira.

A eleição de Lula da Silva, o alerta de António Guterres para o drama climático, e os anúncios de Christine Lagarde sobre as sucessivas subidas das taxas de juro, que tanto atormentam as famílias portuguesas e europeias. A alta de preços dos combustíveis e a crise inflacionista, a crise dos migrantes e o ano das greves em Portugal também mereceram destaque. A morte do comendador Rui Nabeiro ou a coroação do Rei Inglaterra marcaram também as primeiras páginas. A guerra da Ucrânia e a paz trazida a Lisboa pelo Papa Francisco foram outros dois grandes marcos.

O DN, e os media em geral, viveram dos seus anos mais desafiantes. A escassez de recursos, humanos e físicos, não levaram a equipa a baixar os braços. Pelo contrário, renovou-se sempre o espírito de missão e de servir o leitor. Após cumprida a missão de relançamento do DN como jornal diário, todos os dias em banca, no dia 2 de outubro de 2023 a diretora do DN, Rosália Amorim, assumiu a função de diretora de Informação da TSF. No futuro, o DN vai continuar, certamente, uma referência no jornalismo.

Vantagens competitivas

Com a missão de informar com independência, rigor, credibilidade e inovação, o DN é o mais antigo jornal português de âmbito nacional, que todos os dias renova o seu compromisso com a verdade, a independência e o serviço ao cidadão.

Ao longo da sua história, o DN tem acumulado vários prémios internacionais. O seu site foi distinguido com o Prémio FWA 2011 e com o Prémio Meios & Publicidade Design 2009, que o elegeu como o Melhor Site de Informação. Na categoria de Mobile, os prémios multiplicaram-se: Prémio The Mobi Award 2011; Prémio FWA 2011; Prémio Sapo 2011 (Bronze), na categoria Media e Educação; e Prémio Meios & Publicidade Design 2012, na categoria Aplicação para Tablet. Também na categoria Imprensa, o DN somou distinções ao longo dos anos: a SND/The Society for Newspaper Design atribuiu 34 prémios ao DN, na categoria The Best of Newspaper Design; nos European Newspaper Design Award, o galardão Europe’s Best Designed Newspaper Awards of Excellence foi ganho 38 vezes pelo DN; The Society for Newspaper Design, na categoria Capítulo Espanhol, atribuiu 36 prémios ao Jornal; foi distinguido pelos Prémios ÑH, na categoria Lo Mejor del Diseño Periodístico de España e Portugal; e venceu os Prémios Meios & Publicidade, na categoria Design Editorial.

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