RTP
RTP Logo

RTP

A RTP é o operador português de serviço público de media. Tem como missão uma clara matriz de Serviço Público, que eleva ao ser relevante no desenvolvimento social, cultural e económico do país. Com uma história única, é uma referência do audiovisual português, com um património que se distingue pela qualidade e criação de valor da sua diversificada oferta.

trivia block illustration

Sabia que?

• O Estudo internacional Digital News Report 2021 apresenta a RTP como a Marca de Notícias em que os portugueses mais confiam.

Sabia que?

• A RTP é a quinta empresa mais atrativa para trabalhar em Portugal, de acordo com o Randstad Employer Brand Research 2021.

Sabia que?

• A RTP Play é a maior plataforma de conteúdos nacional, com mais de 150.000 conteúdos disponíveis, agrupados por temas e canais: conteúdos exclusivos, séries completas, antestreias, mais de 20 canais de Televisão e Rádio em direto, e emissões exclusivas RTP Desporto.

Sabia que?

• A App RTP Play é gratuita e está disponível nos smartphones e tablets (plataformas Android, IOS, Apple TV e Android TV) e no carro, através da Apple Carplay.

Sabia que?

• Em 2021 foram desenvolvidos novos separadores de canal para a RTP2. Vários artistas portugueses foram convidados a produzir estes separadores a partir do logótipo da RTP2, criando objetos imagéticos em Arte Contemporânea, com diversas abordagens: artes plásticas, instalação, pintura, entre outras.

brand avatar image
MARINA RAMOS

Diretora de Marketing Estratégico e Comunicação

Valores da marca

Universalidade, Independência, Excelência, Diversidade, Responsabilidade e Inovação são os valores, comuns aos serviços públicos europeus, que orientam a atividade da RTP.

Como operador de serviço público de media, o seu propósito vai para além do informar, educar e entreter. Contribui para enriquecer a vida dos cidadãos e das comunidades onde se insere. A RTP privilegia na sua oferta de conteúdos e serviços, a diversidade. Alarga o número de formatos, conteúdos e serviços que oferece. Aposta na inovação, viabilizando a produção de conteúdos e serviços não testados; qualidade e excelência. A produção de informação, isenta, rigorosa e de confiança, e a oferta diversificada e transversal de conteúdos e serviços fazem da RTP uma Marca de referência para os portugueses.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A RTP é a empresa de media com mais história e tradição na comunicação social portuguesa: 88 anos de rádio, 66 anos de televisão e 25 anos de online.

A RTP1 disponibiliza uma informação de confiança, isenta e plural, e uma programação variada, da ficção nacional ao humor, valorizando os grandes eventos e o apoio às seleções nacionais. A RTP2 contribui para a divulgação cultural de matriz europeia, dando particular atenção ao público infantil e juvenil. A RTP3, canal de notícias da RTP, dedica especial atenção à análise e reflexão dos temas abordados. A RTP Memória revisita o passado à luz das novas linguagens, valorizando a história e o património. A RDP e RTP Madeira e RDP e RTP Açores, destinadas às respetivas regiões autónomas, atendem às realidades sociais e culturais dessas regiões, valorizando a produção local. A RDP e RTP Internacional divulgam os interesses nacionais no que respeita à ligação às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo ou à cooperação com os países de língua portuguesa. A RDP e RTP África promovem a língua e a cultura lusófona, valorizam o património comum, bem como os aspetos culturais específicos de cada país. Fazem ainda parte do universo RTP três rádios de cobertura nacional: Antena1, canal generalista com informação e entretenimento; Antena2, canal de índole cultural vocacionada para programas de música erudita; e Antena3, emissão destinada ao público mais jovem e pioneira na promoção de novos talentos musicais.

Em 2023, a RTP reforçou a sua presença nos grandes eventos ao vivo, ligados aos conteúdos, e o programa Sociedade Civil da RTP2 iniciou um ciclo anual de conferências. Foi lançada uma edição especial comemorativa em papel  – “50 Anos RTP Madeira”; a RTP África celebrou 25 anos e a RTP2 comemora 55 anos, efemérides relevantes na história de cada Marca.

Mercado

A necessidade de estar nos pontos de contacto relevantes para todas as audiências, nos suportes e formatos que melhor servem os seus interesses, fáceis de encontrar, com os conteúdos apelativos para cada segmento de consumidores, leva a RTP a alargar o seu portefólio de conteúdos e de plataformas de distribuição. Os canais RTP Desporto da RTP Play transmitiram, em exclusivo, várias provas internacionais de diversas modalidades. A RTP marcou presença nos grandes eventos de música como o NOS Alive, Santa Casa Alfama, Sol da Caparica e Festival Iminente, entre outros. O North Festival, o FNAC Live e o Festival F vêm alargar o naipe de grandes eventos de música a que a RTP se associa enquanto parceira e onde procura estar mais próxima dos seus públicos.

Comunicação

A RTP é uma Marca de referência nacional e internacional. Para aproximar a RTP dos portugueses, a Marca continua a fazer história, a ligar e a fazer parte da vida dos portugueses. Ao longo do ano, foram diversas as campanhas desenvolvidas para as suas Marcas e produtos, que reforçam o seu posicionamento, nomeadamente: Motel Valkirias; Operação Maré Negra; Capitães do Açúcar; Emília; e Braga.Masterchef; The Voice; Taskmaster; PJM; entre outras, com um âmbito mais institucional, como os 25 anos da RTP África.

A comunicação externa focou-se no reforço da mensagem da diversidade e da complementaridade das Marcas e dos conteúdos do universo da rádio, televisão e digital do serviço público.

Vantagens competitivas

A RTP e os seus profissionais e conteúdos foram distinguidos, em 2023, em prestigiados prémios. A RTP foi eleita uma das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal, a 12.ª, segundo o estudo independente Randstad Employer Brand Research 2023, liderando o ranking na categoria de media. Os Separadores de canal da RTP2, de João Abel Manta, foram distinguidos nos M&P Prémios Design 2023, na categoria de Vídeo. O Programa da Antena1 “Pranchas e Balões” venceu os Prémios Vinheta d’ Ouro e foi eleito “Melhor criador de conteúdos de banda desenhada”.
A jornalista Margarida Metello venceu o Grande Prémio na 7.ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, do Clube de Jornalistas e APIFARMA, e a jornalista Paula Rebelo venceu o Prémio Carreira. A jornalista da Antena1, Rita Colaço, venceu
o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social, na categoria de Audiovisual e Multimédia (Agência Nacional de Inovação). A série Motel Valkirias venceu o Prémio CIRCOM, na categoria de Entretenimento e Drama (Associação das Televisões Públicas Regionais Europeias).
O Programa Cautelar, de Filomena Cautela, venceu o Prémio Nacional de Educação
e Cidadania Fiscal, na categoria de “Media” (Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira e pela Associação Law Academy). O Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”, na categoria de rádio (SPA), distinguiu a jornalista da Antena1, Celina Faria, e a reportagem “A Cor do Beijo”, e a jornalista da Antena2, Isabel Meira, e a reportagem “A fome.  Na categoria de televisão (SPA), o prémio foi entregue ao jornalista Filipe Pinto e à reportagem “O sonho acaba aos 15”.
A jornalista Filipa Simas foi distinguida nos Prémios AMI – Jornalismo Contra a Indiferença, pela grande reportagem “Onde o tempo parou” (Assistência Médica Internacional). A jornalista Inês Moura Pinto e o magazine Biosfera, da RTP2, venceram o primeiro lugar na 6.ª edição do Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal, com a reportagem “Custo da Transição Energética: Energias Renováveis”. Também a jornalista Daniela Santiago vence aqui o terceiro prémio com a reportagem “Pastoreio contra incêndios – As vacas GPS”.

A RTP venceu ainda o prémio de melhor operador europeu do ano, dos prémios europeus Cartoon Forum Tributes, e a Informação da RTP foi eleita a mais confiável e credível pelos portugueses (estudo Digital News Report 2023, da Universidade de Oxford).

Parceiros