Comunicação
A ERA ronda consistentemente os 100% de notoriedade em Portugal, e as distinções de reputação e inovação que tem vindo a ganhar são reflexo disso.
A comunicação externa e interna são áreas que assumem especial importância para a empresa. Desde 2021, a ERA tem reforçado o seu posicionamento mais próximo e descontraído, assumindo-se “parte da vizinhança” e investindo ativamente em ações que promovem a boa vizinhança entre clientes e colaboradores.
É exemplo a bem-sucedida campanha de verão, que vai já na sua 4ª edição, onde a ERA marca presença nas praias portuguesas através da oferta de guarda-sóis “T0 com Vista Mar” e outros acessórios de praia, como forma de reforçar a Marca localmente, mas também proporcionar dias diferentes e de team building às suas equipas.
O primeiro semestre de 2024 continuou a ser um período desafiante a nível de comunicação, com o tema da habitação a marcar a agenda mediática. Tendo em conta a conjuntura económica e política, a ERA continuou a seguir uma estratégia de comunicação mais institucional, dando a sua visão sobre o sector e contribuindo com sugestões, através de centenas de entrevistas, para colmatar a crise na habitação.
Em 2024, organizou ainda uma conferência sobre o tema “Promover habitação nova para as famílias portuguesas: os desafios e os segredos”, com vista a debater o tema da nova construção.
É neste contexto desafiante e de urgente resolução que a ERA firma oficialmente uma parceria com a associação Just a Change, com o intuito de mitigar a proliferação da pobreza habitacional e energética existente no território nacional.
A ERA torna-se, assim, na primeira rede imobiliária a aderir formalmente a esta causa e, até final de 2024, com a força da sua rede, pretende contribuir ativamente para a sinalização, sensibilização e também reabilitação de alguns imóveis de norte a sul do país; participar ativamente em ações de voluntariado com vista à reabilitação de imóveis que necessitam de intervenção; contribuir com uma verba para ajudar a Just a Change a recuperar outras casas que não sejam sinalizadas pela ERA e facilitar a entrada da associação nos Açores, através das agências locais, para que o trabalho chegue aos casos mais carenciados da ilha.
Por último, também a Garantia ERA voltou a ganhar destaque com a campanha multimeios “Garantia ERA já é tradição”, cujo objetivo é continuar a dar notoriedade a um serviço tão apreciado pelos clientes e que confere maior segurança ao processo de compra e venda de casas usadas. Em 2024, a campanha é um tributo à portugalidade, combinando diferentes elementos da cultura portuguesa, como as casas típicas de cada região e músicas populares, para evidenciar o quão tradicional já é este produto disponibilizado desde 2018.