ERA
ERA Logo

ERA

A ERA foi a primeira rede de franchising imobiliário a estabelecer-se em Portugal. Com 26 anos de presença em território nacional e uma cobertura de mais de 200 agências distribuídas de norte a sul do país e ilhas, é uma Marca de referência no sector, com a inovação no seu ADN, sendo este um dos seus principais pilares de desenvolvimento.

trivia block illustration

Sabia que?

A ERA é a primeira rede imobiliária a aderir formalmente ao combate à pobreza habitacional no país através da parceria com a associação Just a Change.

Sabia que?

A ERA tem uma ferramenta de marketing digital com IA única no mercado português, a tecnologia Lead.ERA, capaz de lançar anúncios automaticamente para o público-alvo de acordo com o preço e tipologia dos imóveis, bem como selecionar as fotografias mais atrativas.

Sabia que?

Em Portugal, só as casas usadas vendidas pela ERA têm garantia, isto é, um seguro que cobre despesas com reparações após a escritura, tal como nas casas novas. Chama-se Garantia ERA e é totalmente gratuita para os clientes.
brand avatar image
Rui Torgal
CEO
brand avatar image
Mariana Coimbra
Diretora de Marketing
Visitar marca

Valores da marca

A ERA (Electronic Realty Associates) foi fundada nos EUA, em 1972, por Jim Jackson. Hoje, a ERA integra um dos maiores operadores mundiais de franchising imobiliário, a Anywhere Real Estate, presente em mais de 120 países.

Desde a sua fundação, a ERA tem como principal valor o trabalho em equipa, com um método de trabalho que valoriza e promove a interajuda entre todos os colaboradores e as diferentes Agências ERA. A sua rede é também um case-study de empreendedorismo em Portugal desde 1998.

Devido ao seu modelo de franchising e à Academia ERA, é um espaço de desenvolvimento e criação de startups, tendo já apoiado a criação de mais de 400 desde a sua génese. Cada empresário tem acesso contínuo a formação em gestão de empresas, liderança, gestão de pessoas, marketing e novas tecnologias, bem como a um Consultor de Operações do Master disponível a ajudar a atingir os seus objetivos de negócio.

ERA

Produtos e desenvolvimentos futuros

A ERA oferece produtos e serviços inovadores ao mercado. Destaca-se a Garantia ERA, um serviço exclusivo e inteiramente gratuito que consiste num seguro para casas usadas, oferecido pela ERA aos seus clientes, valorizando e protegendo o imóvel contra eventuais problemas que possam surgir após a compra.

O projeto Obra Nova ERA é outro exemplo, um programa destinado a promotores e investidores imobiliários, que identifica as melhores oportunidades de construção com vista a que os novos empreendimentos sejam mais rentáveis para quem os constrói e, consequentemente, mais acessíveis aos compradores.

Na área da tecnologia, a empresa implementou a tecnologia Lead.ERA em 2022, uma ferramenta de marketing digital exclusiva e pioneira no sector imobiliário em Portugal.

Com recurso à inteligência artificial e assente nos dados acumulados ao longo de 26 anos, esta ferramenta permite, de forma totalmente automatizada, que qualquer agência crie campanhas de marketing digital, mostrando a casa certa à pessoa certa com a máxima rapidez e eficácia.

ERA

Mercado

O mercado imobiliário regista um peso significativo na economia do país, representando cerca de 15% do PIB. Apesar da conjuntura socioeconómica desafiante, este sector tem registado um crescimento acima da média devido à capacidade de adaptação e inovação e ao crescente interesse de Portugal, sobretudo para os investidores estrangeiros. Considerado por muitos como um “investimento refúgio” face a outros produtos financeiros, e apesar dos necessários períodos de ajustamento em tempos de mudança, a procura mantém-se e o sector continua a atingir bons níveis de desempenho.

ERA

Comunicação

A ERA ronda consistentemente os 100% de notoriedade em Portugal, e as distinções de reputação e inovação que tem vindo a ganhar são reflexo disso.

A comunicação externa e interna são áreas que assumem especial importância para a empresa. Desde 2021, a ERA tem reforçado o seu posicionamento mais próximo e descontraído, assumindo-se “parte da vizinhança” e investindo ativamente em ações que promovem a boa vizinhança entre clientes e colaboradores.

É exemplo a bem-sucedida campanha de verão, que vai já na sua 4ª edição, onde a ERA marca presença nas praias portuguesas através da oferta de guarda-sóis “T0 com Vista Mar” e outros acessórios de praia, como forma de reforçar a Marca localmente, mas também proporcionar dias diferentes e de team building às suas equipas.

O primeiro semestre de 2024 continuou a ser um período desafiante a nível de comunicação, com o tema da habitação a marcar a agenda mediática. Tendo em conta a conjuntura económica e política, a ERA continuou a seguir uma estratégia de comunicação mais institucional, dando a sua visão sobre o sector e contribuindo com sugestões, através de centenas de entrevistas, para colmatar a crise na habitação.

Em 2024, organizou ainda uma conferência sobre o tema “Promover habitação nova para as famílias portuguesas: os desafios e os segredos”, com vista a debater o tema da nova construção.
É neste contexto desafiante e de urgente resolução que a ERA firma oficialmente uma parceria com a associação Just a Change, com o intuito de mitigar a proliferação da pobreza habitacional e energética existente no território nacional.

A ERA torna-se, assim, na primeira rede imobiliária a aderir formalmente a esta causa e, até final de 2024, com a força da sua rede, pretende contribuir ativamente para a sinalização, sensibilização e também reabilitação de alguns imóveis de norte a sul do país; participar ativamente em ações de voluntariado com vista à reabilitação de imóveis que necessitam de intervenção; contribuir com uma verba para ajudar a Just a Change a recuperar outras casas que não sejam sinalizadas pela ERA e facilitar a entrada da associação nos Açores, através das agências locais, para que o trabalho chegue aos casos mais carenciados da ilha.

Por último, também a Garantia ERA voltou a ganhar destaque com a campanha multimeios “Garantia ERA já é tradição”, cujo objetivo é continuar a dar notoriedade a um serviço tão apreciado pelos clientes e que confere maior segurança ao processo de compra e venda de casas usadas. Em 2024, a campanha é um tributo à portugalidade, combinando diferentes elementos da cultura portuguesa, como as casas típicas de cada região e músicas populares, para evidenciar o quão tradicional já é este produto disponibilizado desde 2018.

ERA

Vantagens competitivas

Cada consultor ERA trabalha em regime full-time, o que lhe permite saber tudo sobre a sua zona ao ponto de cumprir a promessa de fazer parte dessa vizinhança. Desta forma, os clientes ERA conseguem obter informações mais precisas sobre o preço de mercado de cada casa, bairro a bairro, mas também sobre a vivência e as mais-valias da região.

Além disso, cada consultor conta com uma estrutura de suporte, tanto na agência, que disponibiliza apoio legal e administrativo e o serviço de intermediação de crédito ao cliente, como também do Master, que oferece uma estrutura de marketing e tecnologia nacional, garantindo a melhor divulgação e informação de negócio.

Para isso, a tecnologia Lead.ERA revela-se fundamental ao encontrar rapidamente a casa certa para os clientes certos.

Tudo isto é possível pois a ERA Portugal tem como missão “Atrair, formar e fazer crescer pessoas com talento” e assume-se como a melhor escola de mediação imobiliária. Para isso, criou o projeto Academia ERA com o objetivo de captar novos talentos, desenvolver o capital humano e garantir a uniformização de conteúdos formativos.

ERA

Parceiros