BRANCA DE NEVE
BRANCA DE NEVE Logo

BRANCA DE NEVE

Branca de Neve é uma Marca única, símbolo de qualidade, inovação e confiança. Com mais de meio século de história, conquistou um lugar especial na vida dos portugueses, tornando-se uma referência com a qual os consumidores se identificam, reconhecem a excelência do saber e confiam na consistência dos seus produtos.

trivia block illustration

Sabia que?

A farinha Branca de Neve foi a primeira farinha autolevedante (self-raising) lançada no mercado português, mantendo até hoje uma imagem fiel à original desde a sua criação, em 1954.

Sabia que?

O logótipo da Branca de Neve foi inspirado na Serra da Gardunha, visível no horizonte da Fábrica de Alcains.

Sabia que?

A Marca possui um catálogo com mais de 100 produtos diferentes, oferecendo uma ampla variedade de opções aos consumidores.

Sabia que?

A nova gama Gourmet da Branca de Neve, que inclui os preparados em pó para Doce de Ovos, Petit Gâteau de chocolate e caramelo salgado, Mousse Mascarpone e Bolo Red Velvet, esgotou rapidamente devido à sua forte procura.

Sabia que?

Na época da sua criação, a Linha de Apoio ao Consumidor funcionava 24 horas por dia, mesmo fora do horário comercial, sendo as chamadas encaminhadas diretamente para a residência do proprietário da empresa, num exemplo de dedicação e proximidade raramente visto.
brand avatar image
António Trigueiros de Aragão
Administrador das Fábricas Lusitana
Visitar marca

Valores da marca

Foi em 1954, em Alcains, concelho de Castelo Branco, que foi produzida a primeira embalagem de farinha Branca de Neve. António Trigueiros de Aragão, fundador da empresa, com o seu espírito empreendedor e pioneiro, decidiu lançar no mercado um produto altamente inovador: uma farinha de trigo com propriedades autolevedantes, através da incorporação de fermento no produto base, tornando-a especialmente indicada para a confeção de bolos e produtos de pastelaria.

Qualidade, consistência, inovação e proximidade ao consumidor são, desde então, os pilares fundamentais da Marca.

Este percurso de exigência e inovação foi oficialmente reconhecido em 1996, com a certificação da moagem da Fábrica de Alcains, no âmbito da produção de farinhas de trigo e preparados em pó para usos culinários, tornando-se a primeira moagem certificada em Portugal. A manutenção da certificação do processo produtivo reflete os elevados padrões de exigência da Marca.

Aliando tradição e inovação, e valorizando simultaneamente a experiência do saber-fazer e a capacidade incessante de renovação, a Marca construiu ao longo dos anos uma imagem sólida de confiança junto dos consumidores. A Branca de Neve é assumidamente uma especialista no seu segmento — o consumidor reconhece-o e confia na qualidade dos seus produtos.

BRANCA DE NEVE

Produtos e desenvolvimentos futuros

As farinhas Branca de Neve Fina, Superfina e Flor são os produtos estrela da Marca e constituem a base de um portefólio que tem crescido ao longo dos anos. A gama Branca de Neve foi sendo alargada com o lançamento de produtos inovadores e de qualidade, que respondem às preferências de consumidores cada vez mais exigentes.

No final da década de 90, a Marca lançou a gama de Preparados em pó para Bolos, Scones, Crepes, Panquecas e Queijadas, que conta hoje com mais de 15 referências. São produtos de preparação fácil e rápida, com base em receitas e sabores tradicionais.

Em 2010, impulsionadas pela moda das máquinas de fazer pão, surgiram as Farinhas Preparadas para Pão, especialmente pensadas para esse fim, mas também com a possibilidade de preparação manual.
Em 2012, a Marca foi um pouco mais além e lançou as primeiras referências no mercado das sobremesas em pó: Leite Creme, Mousses, Pudins e Gelatinas Vegetais foram as gamas iniciais, sempre com o intuito de proporcionar ao consumidor soluções inovadoras em termos de sabor, práticas e rápidas de preparar. Esta categoria evoluiu bastante ao longo dos anos e, hoje em dia, a Marca tem quatro gamas diferentes de gelatinas: tradicionais, light, vegetais e vegetais lighttendo sido pioneira nesta última.

Entre 2015 e 2016, a Branca de Neve apostou em novas categorias: Toppings e Recheios de Fruta. Mais uma vez, a qualidade dos produtos é comprovada pelo crescimento de ambas as gamas, com novos sabores e formatos. Em 2017, lançou a versão light dos sabores base morango, chocolate e caramelo toffee.

Desde 2017, mudando um pouco o paradigma da facilidade e rapidez na preparação, mas indo sempre ao encontro das exigências dos mais fiéis, assim como dos novos consumidores, lançou os Auxiliares de Pastelaria Branca de Neve. É uma gama de produtos básicos para pastelaria, que vai desde o chocolate em pó ao bicarbonato, do chantilly ao icing sugar, pensada para quem gosta e dedica tempo à cozinha.

O último trimestre de 2018 representou um novo marco na história da Branca de Neve. A inovação contínua esteve, mais uma vez, presente nos novos produtos: Farinha de Trigo Integral autolevedante para bolos e Farinha Fina de Cereais e Sementes. Em 2019, surgiu a gama de Mousses Light, com três sabores distintos.

O alargamento do sortido é uma presença habitual e um desafio constante para a Branca de Neve.
Desde 2020, a inovação não parou e a Branca de Neve lançou novos sabores da gama de Toppings e apostou na gama gourmet com o lançamento de novos preparados em pó para bolos e sobremesas, tais como Mousse Mascarpone, Red Velvet, Petit Gâteau de chocolate e caramelo salgado, entre outros.

Mercado

Mercado altamente competitivo, distribuição e evolução do comportamento do consumidor, ao nível de hábitos de compra e de consumo, são alguns dos muitos desafios que a Marca enfrenta diariamente.

O lançamento de novos produtos e as extensões de gama surgem como resposta a estas exigências e tendências do mercado. Atenta, também, à procura do canal horeca por produtos de qualidade superior, a Marca Branca de Neve apostou em embalagens de maior gramagem, mais adequadas a este tipo de segmento.

Comunicação

A estratégia de comunicação da Branca de Neve tem sido cuidadosamente pensada para preservar a sua imagem tradicional, adaptando-se simultaneamente às linguagens e meios contemporâneos.

O primeiro filme publicitário, em 1958, foi exibido em todas as salas de cinema do país e teve como protagonista Laura Alves. 

A campanha foi complementada com uma ação pioneira de sampling, na qual a Marca ofereceu às senhoras uma embalagem de 500 g de farinha no final das sessões. Esta vocação pioneira manteve-se ao longo do tempo e, com a evolução digital, a Marca reforçou a presença online e nas redes sociais, interagindo com os consumidores mais jovens.

A Revista Lusitana, outro veículo de comunicação da Marca, partilha receitas e dicas culinárias. É enviada quadrimestralmente aos consumidores registados e celebra este ano 25 anos, com 87 números publicados.

BRANCA DE NEVE

Vantagens competitivas

Consistência, qualidade, confiança e experiência são atributos intrínsecos à Branca de Neve. Desde os anos 50, a Marca tem preservado a sua relevância, sendo transmitida de geração em geração. Os consumidores continuam a identificá-la como uma referência de excelência.

Em 2025, a Branca de Neve recebe, pelo 14.º ano consecutivo, o prémio Superbrands, reafirmando-se como uma Marca de referência em Portugal, repleta de mérito e reconhecimento.

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners