Na Superbrands, as Marcas são referidas de forma completamente espontânea e sem condicionamento ou referência prévia. Ao contrário de outras distinções, é valorizada a importância de ser Top of Mind e de cada Marca ser referida de forma aleatória, sem qualquer influência por parte da questão colocada ao consumidor.
- A Superbrands não faz segmentação por mercados, como acontece com outras distinções;
- São feitas perguntas ao consumidor (…..)
- As respostas são completamente espontâneas, não havendo menção a nenhuma categoria;
- É motivo de orgulho o reconhecimento da Marca, pelo seu trabalho e por conseguir um número suficiente de menções, que lhe permita chegar ao estatuto de Marca de excelência.
Com um universo tão vasto de ofertas e escolhas, a espontaneidade é muitas vezes apontada como a componente preponderante no que diz respeito ao processo de seleção. É reconhecido, que as respostas dadas sem qualquer influência exterior são as que mais correspondem aos nossos sentimentos e pensamentos imediatos.
E por isso mesmo, o estudo ao consumidor conduzido pela Netquest para a Superbrands Portugal, segue essas diretrizes, não havendo qualquer tipo de menção a categorias, segmentos ou mercados. Isso permite que o próprio consumidor mergulhe nos seus sentimentos mais profundos e traga à superfície as suas reais convicções e referências sobre as Marcas que mais admira, com que mais se identifica e as em que mais confia.
Ao contrário de outras distinções, a Superbrands não faz qualquer tipo de segmentação por mercado, as perguntas são feitas ao consumidor, permitindo que se avalie as diversas dimensões das Marcas, enquanto geradoras de atitudes e comportamentos perante os seus públicos-alvo. A avaliação é feita com base na proximidade, confiança, afinidade, satisfação e notoriedade, cinco importantes atributos que permitem identificar a relevância das Marcas que consideram únicas, aquelas em que mais confiam, com que mais se identificam, que mais satisfazem e que consideram mais conhecidas.
O reconhecimento e o impacto positivo das Marcas Superbrands sobre a possibilidade de compra e recomendação tem sido constante, a quantidade de consumidores a afirmarem estar mais, ou muito mais inclinados a comprar e/ou experimentar os produtos de Marcas Superbrands, com recomendações a amigos e familiares, tem se tornado cada vez mais significativo.
Tendo a idoneidade e a transparência como princípios em todo processo de seleção, sente-se por parte das Marcas um enorme orgulho em obter um número suficiente de menções que lhes permita chegar ao estatuto de Marcas de Excelência.
Por tudo isso, a importância em ser uma Marca Superbrands reflete sobretudo a distinção e o prestígio, acrescida do facto da escolha ter sido feita pelo consumidor espontaneamente e sem a interferência da equipa Superbrands. A distinção traduz a permanência constante da Marca na mente do consumidor, conquista muitas vezes alcançada pelo cumprimento contínuo das promessas feitas ao Mercado.
Deste modo fica evidente que as Marcas de Excelência oferecem vantagens físicas e/ou emocionais, relevantes e consequentemente, são conhecidas, desejadas e procuradas. Por isso é tão importante destacar estas boas práticas no mercado e ao mesmo tempo, tornar visível o reconhecimento que o mercado faz do seu trabalho.
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