O Instagram deu um passo importante em direção à web aberta: as publicações públicas de contas profissionais passam agora a aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Esta mudança transforma o conteúdo da plataforma numa poderosa ferramenta de descoberta orgânica, mesmo para quem não utiliza a aplicação.
Imagens de produto, bastidores, reels legendas e até hashtags tornam-se agora pesquisáveis. Isso significa que as publicações podem atrair novos visitantes a partir de pesquisas no Google, fazendo a conexão entre o perfil e o site da marca.
Esta dinâmica abre novas possibilidades tanto para negócios online como para os criadores de conteúdos. Fique a conhecer algumas das boas práticas que poderá utilizar nas publicações a partir de agora:
- Legendas devem ser tratadas como descrições de produto, com palavras-chave relevantes;
- O texto alternativo das imagens (alt text) ganha importância
- A bio do Instagram torna-se a “montra” para quem chega via Google
- É importante rever conteúdos antigos que possam causar confusão fora de contexto
As marcas que quiserem manter o conteúdo fora do Google podem desativar esta opção nas Definições mas ao fazê-lo abdicam de uma nova fonte de visibilidade.
Esta mudança reforça a importância de criar conteúdo estratégico e acessível, tanto para os seguidores como para quem ainda não conhece a marca.
#estratégia, #instagram, #marcas, #superbrands