A poucos dias da apresentação do Estudo do Consumidor 2025, falamos-lhe da metodologia internacional da Superbrands, que apura de forma idónea e espontânea as Marcas de referência dos consumidores.
O reconhecimento das Marcas, resulta de um processo rigoroso, independente e transparente, que combina a perceção dos consumidores com a visão dos 15 especialistas do mundo do marketing que compõem o Conselho Superbrands.
Por isso, a metodologia Superbrands assenta num princípio simples, mas poderoso, as Marcas são reconhecidas porque se destacam espontaneamente na mente dos consumidores.
Anualmente o estudo de mercado é realizado junto de um painel de consumidores com cerca de 1000 inquiridos, uma amostra representativa da população portuguesa, a nível geográfico, demográfico, por género e faixa etária. Em que é solicitado que indiquem de forma totalmente espontânea:
- Marcas que conhecem;
- Marcas com que se identificam;
- Marcas que satisfazem as suas necessidades;
- Marcas únicas e insubstituíveis;
- Marcas que transmitem mais confiança.
Posteriormente a lista de Marcas com maior número de referências, são submetidas à análise e avaliação do Conselho Superbrands, um painel composto por 15 profissionais ligados às Marcas, de diferentes sectores de atividade, tendo em conta critérios como a notoriedade, a longevidade, a responsabilidade social e a ligação emocional com o público.
O resultado final é o reflexo de duas vozes: o Consumidor e o Conselho Superbrands. Sem candidaturas ou segmentação, mas com total independência, esta é a metodologia que confere à Superbrands a sua credibilidade no reconhecimento das Marcas de Excelência em todo o mundo.
O Estudo deste ano foi realizado pela AMINT, uma consultora de Market Intelligence, especializada em estudos de mercado, a apresentação oficial do Estudo do Consumidor 2025 terá lugar no próximo dia 6 de maio, na Católica Lisbon School of Business & Economics, num momento que reunirá Marcas, especialistas e líderes de opinião do sector.
Saiba tudo sobre a metodologia da Superbrands aqui, ou assista ao vídeo aqui.
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