OCEANÁRIO DE LISBOA
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OCEANÁRIO DE LISBOA

Inaugurado em 1998, como joia da coroa da última exposição mundial do séc. XX, o Oceanário de Lisboa eternizou a ligação de Lisboa e de Portugal com o Mar. Anualmente cerca de um milhão de pessoas percorrem a sua exposição, tornando-o um dos equipamentos culturais mais visitados de Portugal. A excelência da exposição e o simbolismo da arquitetura dos edifícios fazem da visita ao Oceanário uma experiência única e inesquecível.

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Sabia que?

As três lontras marinhas do Oceanário são as únicas lontras na Europa.

Sabia que?

Foi no Oceanário que o National Geographic Channel filmou o 1o documentário a ser realizado em Portugal, no âmbito da reintrodução de uma Manta no seu habitat natural.

Sabia que?

O Oceanário de Lisboa, já recebeu mais de 16 milhões e 500 mil visitantes.

Sabia que?

O Oceanário de Lisboa proporciona experiências de cultura e lazer únicas, como o "Fado no Oceanário", "Concerto para bebés" e "Dormindo com os Tubarões".

Valores da marca

Contribuir para a sobrevivência da biodiversidade, combater as causas da sua redução e gerir o aquário de forma ecoeficiente são os pilares do Oceanário de Lisboa. Com estes, a Marca empenha-se na sua missão, de promover o conhecimento dos oceanos, sensibilizando os cidadãos em geral para o dever da conservação do património natural, através da alteração dos seus comportamentos. O Oceanário de Lisboa é um equipamento líder no mercado do entretenimento, da cultura e do lazer, com mais de 16 milhões e 500 mil visitantes em quase 15 anos de atividade. É considerado um aquário público de referência nos cenários nacional e internacional. Assume o compromisso de integridade, de qualidade e de credibilidade perante clientes, acionista, fornecedores, parceiros estratégicos e comunidade científica, entre outros “stakeholders”. O Oceanário empenha-se em criar novas exposições, desenvolvendo projetos criativos e inovadores que promovam o entretenimento, a gestão sustentável dos recursos, a responsabilidade social e ambiental, a conservação da natureza e a educação ambiental. Desta forma, a instituição retribui ao acionista, aos patrocinadores e aos demais parceiros, a confiança depositada na Marca.

Produtos e desenvolvimentos futuros

O Oceanário tem promovido iniciativas, ações e serviços de grande impacto nacional. A sua oferta é abrangente e contempla diversos segmentos de mercado. O Programa de Educação, com mais de 600.000 participantes, desdobra-se em atividades destinadas às escolas e ao público em geral. Também, no âmbito da responsabilidade ambiental e social, o Oceanário criou em 2005 um projeto gratuito de educação ambiental em movimento que percorre o país – o Vaivém Oceanário. Mantendo a qualidade e excelência das suas exposições, a Marca mantém o desejo permanente de inovação. Desde 2006 tem apostado na conceção de novos espaços temáticos através de competências técnicas e científicas únicas, assumidas por uma equipa altamente qualificada. Neste enquadramento, inaugurou em 2011 a primeira exposição temporária “Tartarugas marinhas. A viagem.”. A exposição, que já recebeu 880.000 visitantes em menos de um ano e meio, pretende potenciar a revisita, aumentar a satisfação dos visitantes e continuar a mobilizar para a conservação dos oceanos. O Oceanário é atualmente muito mais do que um aquário. Em harmonia com o Tejo, os espaços de aluguer constituem locais únicos para reuniões, receções e conferências. O auditório “Mar da Palha”, as visitas guiadas privadas e a experiência do Fado junto ao aquário central, constituem algumas das ofertas para eventos corporativos. O Vasco é a mascote do Oceanário e um aliado para a conservação dos oceanos. A sua imagem divertida de mergulhador curioso e interessado pelo mundo, conquista não só o público infantojuvenil mas também os adultos. A Marca Vasco foi lançada em 2006 e desde então é utilizada nas vertentes pedagógica e lúdica. No âmbito comercial, através de licenciamento, o sucesso da Marca Vasco está comprovado. Exemplo disso é o CD de música para crianças “O Vasco é Boa Onda” que foi Disco de Ouro em 2010.

Mercado

Anualmente, 10% da população europeia visita aquários públicos. Estes equipamentos proporcionam um acesso privilegiado ao mundo marinho, promovem uma experiência única através das suas exposições, são um canal ímpar para comunicar temas que afetam os oceanos e constituem um ambiente excecional para envolver os cidadãos na proteção do meio ambiente. O Oceanário de Lisboa insere-se no setor do lazer tendo a sua estratégia revelado resultados financeiros positivos, proporcionados por um elevado número de visitantes. A excelente performance da Marca tem permitido continuar a apoiar a conservação da natureza e a ação, cada vez mais importante, de divulgar temas relacionados com os oceanos junto da sociedade.

Comunicação

A promoção da visita e a missão do Oceanário de Lisboa dependem da eficácia da comunicação. A linha de comunicação diferenciada tem vindo a suportar a liderança do Oceanário como aquário público com papel de relevo ao nível da visitação, da conservação da natureza e da educação ambiental, contribuindo também para reforçar a imagem e posicionamento da Marca. Para colocar o Oceanário no “top of mind” dos locais a visitar na cidade de Lisboa, foi lançada uma nova campanha multimeios dirigida ao mercado turista, do qual a Marca capta 700 mil visitantes estrangeiros anualmente. Quatro diferentes animais dão vida ao conceito que destaca citações sobre o Oceanário em sítios e suportes conhecidos internacionalmente, como o site do Tripadvisor, o guia de renome da Lonely Planet ou o New York Times. Sob o claim “Lisbon’s journey starts at the Oceanário” pretende-se que o turista sinta que o Oceanário é um local a visitar, incontornável no circuito cultural de Lisboa. Na internet a Marca está representada em dois sites oficiais, Oceanário de Lisboa e Vasco. A geração de tráfego e posicionamento da Marca online levou-a a apostar nas redes sociais, investindo na produção diária de conteúdos digitais. Os sites registam 3 milhões de “pageviews” e meio milhão de visitantes por ano, tendo o site oceanario.pt recebido da Associação Portuguesa de Museologia o prémio de Melhor Site em 2011. A criação de parcerias e de projetos que permitam divulgar a Marca e valores junto de novos segmentos e “stakeholders”, permanece uma aposta da instituição, visível através do In Aqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel, que visa chamar o setor empresarial a investir na conservação dos ecossistemas aquáticos.

Vantagens competitivas

A principal vantagem competitiva das empresas é, sem dúvida, a qualidade dos seus Recursos Humanos. A política de Recursos Humanos do Oceanário baseia-se na manutenção e desenvolvimento das competências dos seus colaboradores, na satisfação dos clientes, no orgulho em representar a empresa, na certeza que o seu trabalho diário contribui para um mundo melhor. Considerado como um dos melhores aquários da Europa, o Oceanário de Lisboa foi o primeiro Aquário Público a obter as Certificações de Qualidade ISO 9001, ISO 14001 e EMAS (Eco-Management and Audit Scheme). Em 1998, recebeu a Menção Honrosa do Prémio Valmor de Arquitetura, foi galardoado com o Prémio EMAS 2005 e, em 2006, com a Medalha de Mérito Turístico no grau Prata. Recentemente foi distinguido com o Certificado de Excelência 2012 do TripAdvisor, o maior portal de viagens e de turismo do mundo com 50 milhões de visitantes por mês.

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