VITALIS
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VITALIS

Vitalidade é a palavra-chave por detrás desta marca de água. Sempre atenta às necessidades dos consumidores, continua a inovar ano após ano. Vitalis Premium, a mesma água mineral numa garrafa com design, sofisticada, para acompanhar refeições especiais, apresenta ao mercado a nova imagem da marca. Beba Vitalis, Olhe por Si.

 

 

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Sabia que?

Rosa Mota esteve associada à Vitalis entre 1986 e 1990. Alguns consumidores ainda se recordam com carinho desta época.

Sabia que?

Vitalis foi já galardoada com 8 Medalhas de Ouro e 8 Grandes Medalhas de Ouro, no concurso “Monde Séléction de la Qualité”.

Sabia que?

Vitalis é um dos principais patrocinadores da Grande Maratona de Portugal.

Sabia que?

Vitalis é a marca líder no canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés). Vitalis foi a primeira água mineral sem gás a lançar uma gama de águas funcionais com sabores e benefícios.
André Jacques
Category Brand Manager
Sara Correia
Brand Manager
Carla Silva
Brand Manager
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Valores da marca

A essência da marca Vitalis é vitalidade e energia, sendo a marca de bebidas mais associada ao desporto. Vitalis é uma água mineral natural, captada em aquíferos profundos o que garante uma água leve, pura, com baixo teor de minerais, equilibrada e com um sabor único.

A marca através da inovação procura sensibilizar o consumidor para a importância de se manter hidratado, e como só ela através da sua essência pura, desempenha um papel importante no seu dia-a-dia produzindo no seu organismo um sentimento de prazer e leveza.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Num mercado altamente competitivo, as águas lisas são vistas como um “commodity”, o que dificulta um posicionamento diferenciador.

A fidelização dos consumidores é difícil de garantir, pelo que a inovação, tanto em produtos como em comunicação, tem um papel preponderante. O consumidor está cada vez mais consciente da importância da hidratação, mas muitos acabam por considerar beber água um sacrifício ou uma obrigação, esquecendo o prazer.

“Todos bebemos água. Alguns olham por si”. Por outro lado, são cada vez mais exigentes e cabe às marcas surpreendê-los com produtos que combinam saúde, prazer e conveniência. A inovação surge aqui como a variável que permite criar novas vertentes de consumo – prazer e funcionalidade. Estes factores, associados à percepção de que a vida urbana é cada vez mais activa, e de que todos os consumidores sentem o desgaste físico e psicológico da vida moderna, assim como uma maior preocupação com a forma, levaram Vitalis a reforçar a sua gama de águas funcionais com o lançamento de Vitalis Elegante: água mineral natural com um refrescante sabor a ananás ou limão, L-Carnitina e fibras.

Sem açúcar adicionado e com baixo valor calórico, Vitalis Elegante, além de permitir o controlo do peso através da presença de fibras solúveis, possibilita a definição das formas do corpo, graças à L-Carnitina, um exclusivo Vitalis. A restante gama de águas com sabores Vitalis, que aliam a pureza da água mineral, o leve e natural sabor a fruta e os benefícios funcionais, é constituída por Vitalis Maçã & Chá Branco e Vitalis Limão & Magnésio. Vitalis Maçã é a água indicada para purificar o corpo e o espírito.

O chá branco e a maçã são conhecidos pelas suas propriedades anti-oxidantes, que favorecem o bem-estar e retardam o envelhecimento. Por outro lado, Vitalis Limão revitaliza o corpo e o espírito, uma vez que o Magnésio ajuda a restabelecer a energia nos momentos de maior actividade. A gama Vitalis Sabores tem baixo valor calórico, podendo por isso ser consumida sem restrições ao longo do dia.

Mercado

O mercado de Água Engarrafada em Portugal regista um volume de 1.000 milhões de litros, sendo o segmento de Lisas responsável por 88%, o de Gás por 7% e o de Gás com Sabor por 1%. A água, reconhecida pela capacidade de hidratar e purificar o nosso organismo, é parte indispensável de uma dieta equilibrada, pelo que se recomenda o consumo de 1,5L a 2L por dia.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos benefícios de beber água e por isso este segmento apresenta um potencial de crescimento elevado. A quantidade de marcas de água lisa existentes no mercado nacional torna muito difícil a fidelização dos consumidores.

Cabe portanto às marcas mais ambiciosas, a tarefa de dinamizarem o mercado através do lançamento de novos formatos de embalagens e de águas com valor acrescentado, bem como estratégias de marketing diferenciadoras.

Comunicação

Disponível em vidro tara retornável, vidro tara perdida e PET, Vitalis adapta-se a todos os momentos de consumo, facilitando ao consumidor a sua hidratação no dia-a-dia. Esta associação, como uma forma de bem-estar e vitalidade, foi ganhando expressão ao longo dos anos, através do patrocínio de atividades como as Meias Maratonas de Portugal e de Lisboa e mais recentemente a Liga Vitalis, entre outras. Estes apoios são uma forma de a marca se aproximar do consumidor nos momentos em que a necessidade de hidratação é mais intensa.

O “espírito desportivo” de Vitalis tem vindo a ser reforçado, incentivando os consumidores a fazerem desporto. No entanto, a vitalidade não se encerra aqui. Vitalis, pela sua composição, é a água ideal para ajudar a enfrentar os desafios do dia-a-dia, contribuindo para manter os níveis de hidratação ideais. Vitalis Elegante foi distinguida com o “silver award” na categoria de “Melhor conceito de Águas enriquecidas do mundo”. O prémio foi atribuído no âmbito do “Global Bottled Water World Congress 2007” e representa um reconhecimento mundial da qualidade e carácter inovador de Vitalis Elegante, que concorreu com 169 produtos em representação de 32 países. As estratégias de inovação e comunicação da marca assentam claramente na vitalidade, pureza e naturalidade.

Vantagens competitivas

Vitalis é sem dúvida uma das marcas de referência de água em Portugal. A sua liderança no canal da restauração (Horeca) faz dela uma marca muito próxima do consumidor, sendo percepcionada como uma marca jovem, dinâmica e sofisticada.

Com índices de notoriedade na ordem dos 91%, Vitalis é consumida regularmente por 20% dos consumidores de água lisa. É a única marca de água mineral natural que apresenta uma gama alargada e diversificada de produtos inovadores que associam o excelente sabor da fruta a benefícios. Para além da inovação em termos de produto, Vitalis inova ao nível da embalagem, tendo lançado uma embalagem adaptada ao consumo “on-the-go” – Vitalis Go. Na gama Vitalis Sabores inovou também com o lançamento de garrafas PET no formato “squeeze” 0,5L, com cápsula sport. Vitalis Premium, indicada para refeições especiais, restaurante e hotéis “premium” é a 1a marca de água mineral portuguesa “premium”.

 

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